TIPO DE ALIMENTAÇÃO CONSUMIDA ENTRE CRIANÇAS DE 2 A 4 ANOS NO ESTADO DO ACRE, ATRAVÉS DO SISVAN WEB
Palavras-chave:
Comportamento Alimentar, Criança, Ingestão de AlimentosResumo
Introdução: Os hábitos alimentares inadequados acarretam problemas de saúde imediatos e também em longo prazo. Em contrapartida, ter uma alimentação saudável é essencial para o crescimento, desenvolvimento e manutenção da saúde principalmente entre as crianças. O entendimento sobre as preferências alimentares é essencial para uma interferência efetiva, no sentido de melhorar a qualidade da ingestão dietética infantil. Objetivo: Identificar o tipo de alimentação consumida entre crianças de 2 a 4 anos no estado do Acre através do sistema de informação SISVAN Web. Método: Trata-se de um estudo descritivo, de corte transversal, onde foram analisados dados secundários oriundos do SISVAN Web do ano de 2016 no estado do Acre. Resultados: Foram avaliadas 640 crianças cadastradas no sistema; destas a maioria, 335 (52,0%) consumiam bebidas adoçadas, 346 (55,0%) tinham o hábito de consumir macarrão instantâneo e salgadinho de pacote. Um fato positivo evidenciado foi que 391 (58,0%) não tinham o hábito de consumir biscoitos recheados, doces ou guloseimas e 386 (60,0%) consumiam frutas todos os dias. No entanto a maior parte delas 360 (56,0%) não consumiam verduras e legumes. Dentre os municípios avaliados, as crianças dos municípios de Rodrigues Alves e Marechal Thaumaturgo se destacaram como as que mais consumem alimentos industrializados. Conclusão: O consumo alimentar das crianças, em sua maioria, encontra-se inadequado tendo em vista que a maioria dos alimentos consumidos são ultraprocessados, o que pode levar ao desenvolvimento de futuras complicações, no entanto foi identificado fator positivo pelo consumo de frutas, o que pode ser benéfico em muitos casos. Sendo assim é necessária a implementação de políticas públicas mais efetivas voltadas a esse público-alvo com o intuito de mudar esse quadro e assim garantir a essas crianças o crescimento e desenvolvimento saudáveis.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A publicação de artigos na revista, não implicará em pagamento a título de direitos autorais ou qualquer outra remuneração para os autores.
Quando da submissão do manuscrito, os autores estão cientes que declaram a autorização para publicação, sem direitos autorais nos termos da Lei nº 9.610/98.