ESTRESSE OCUPACIONAL DEVIDO À SOBRECARGA DE TRABALHO DOS ENFERMEIROS: SCOPING REVIEW
Palavras-chave:
Enfermagem, Estresse Ocupacional, Enfermagem em EmergênciaResumo
Introdução: As atividades de Enfermagem são cada vez mais complexas e quando isso se soma a uma jornada de trabalho excessiva ou sobrecarga contribui para que haja alterações na qualidade da assistência. Objetivo: Descrever o estresse ocupacional devido à sobrecarga de trabalho dos enfermeiros. Método: Trata-se de uma revisão Scoping Review, baseado nos procedimentos recomendados pelo Instituto Joanna Briggs. Foram realizadas buscas em 3 bases de dados: Scientific Eletronic Library Online, Base de Dados em Enfermagem e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde. Resultados: Os enfermeiros assumem diversos papéis e funções, incluindo assistência direta ao paciente. Também são responsáveis pela gerência do cuidado, que envolve o desempenho articulado de atividades assistenciais e gerenciais, a previsão e provisão de recursos materiais, dimensionamento de pessoal, liderança da equipe de trabalho e coordenação do processo assistencial. Em função dessas atribuições, o enfermeiro assume posição de destaque na equipe de saúde, o que lhe permite desenvolver estratégias que potencializam o trabalho em equipe e a organização do ambiente assistencial visando à qualidade do cuidado prestado. Em razão disso, o trabalho exercido pelo enfermeiro é considerado como uma atividade de grande vulnerabilidade ao estresse. Conclusão: A melhoria da assistência prestada pelos enfermeiros e técnicos de enfermagem está relacionada a investimentos para aumentar o número de profissionais da equipe, a fim de acompanhar a demanda encontrada nos hospitais e alcançar o ideal na relação profissional/paciente/carga horária.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 DêCiência em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A publicação de artigos na revista, não implicará em pagamento a título de direitos autorais ou qualquer outra remuneração para os autores.
Quando da submissão do manuscrito, os autores estão cientes que declaram a autorização para publicação, sem direitos autorais nos termos da Lei nº 9.610/98.