ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM BIOMEDICINA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO SETOR DE EXANTEMÁTICAS DO LABORATÓRIO CENTRAL DE SAÚDE PÚBLICA (LACEN) NO MUNICÍPIO DE RIO BRANCO - ACRE
Palavras-chave:
Biomédico, Estágio supervisionado, InclusãoResumo
Introdução: O estágio curricular em biomedicina é uma atribuição essencial para prática profissional e contribui para um melhor desempenho na graduação e em semestres específicos perante monitorização de um profissional que tenha íntimo vínculo com as ocupações nelas praticadas objetivando, assim, a solidificação dos conhecimentos teóricos na realização prática da formação biomédica. Objetivo: O presente relato objetiva apresentar experiências vivenciadas durante o estágio no laboratório central de saúde pública (Lacen), que oferece assistência direta nos três níveis de atenção à saúde. Método: Trata-se de um estudo descritivo independente, do tipo relato de experiência, elaborado com base nas observações do estágio supervisionado não obrigatório no período de janeiro a dezembro de 2018, no município de Rio Branco - Acre. Resultados e Discussão: As atividades foram desenvolvidas no campo das análises clínicas, no setor de exantemática considerada uma das principais áreas de atuação de agravo. A inclusão do discente nos setores de atuação, digitação, sistema de gerenciamento laboratorial (GAL) e realização de exames concebeu excelente experiência. Assim, o departamento de exantemática realiza diversos diagnósticosm cujos destaques são sarampo, rubéola e síndrome da rubéola congênita, seguidos por dengue, zika vírus, chikungunya, leptospirose, rotavírus e doença de chagas, em diferentes metodologias. Além disso, a instituição vem prestando serviços em qualidade e quantidade, desde a coleta do material biológico a resultados dos exames, focando na urgência e emergência, na missão de assegurar o acesso igualitário, universal e humanitário para a comunidade. Conclusão: O estudo em questão possibilitou uma instrução inovadora que facilita as mudanças estimulando a criatividade pessoal e interpessoal e proporcionando maior transformação à conduta do aprendizado prático junto ao teórico, ressaltando a importância da inclusão do acadêmico em estágio supervisionado, na qual oportuniza o contato direto com a realidade de seu curso permitindo ainda vislumbrar os principais problemas enfrentados pelo sistema.
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