A NEUROCIÊNCIA COGNITIVA COMO AUXÍLIO AO ACADÊMICO: O ESTUDO DO DIREITO POR MEIO DE MAPAS MENTAIS
Palavras-chave:
Neurociência, Cognitiva, Mapas Mentais, Memorização, DireitoResumo
Introdução: a pesquisa teve por escopo a análise da contribuição da Neurociência Cognitiva como auxílio ao acadêmico de Direito por meio de Mapas Mentais. O método é utilizado por este subscritor nas aulas de Direito Penal e Direito Processual Penal, com resultado positivo, o que motivou a verificação do retorno ao acadêmico, no processo de aprendizagem na graduação em Direito e ainda saber quais Docentes de Direito se valem da técnica. Objetivos: geral é analisar a utilização de mapas mentais no estudo direito; específicos verificar o que é a neurociência cognitiva, breves estudos sobre o cérebro e a memorização, além de análises de escritos sobre mapas mentais. Método: abordagem foi por meio de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, de natureza de pesquisa aplicada, exploratória quanto aos objetivos e bibliográfica com coleta de dados oriundos de docentes e discentes da UNIRON. Resultados e Discussão: foram obtidos resultados satisfatórios demonstrando que a técnica pode ser ampliada no universo de professores e acadêmicos, uma vez que contribui sobremaneira para revisão, memorização e rápida lembrança das informações assimiladas. Conclusão: o estudo direcionado com técnicas da neurociência cognitiva contribui para a rápida fixação do conhecimento; o docente deve conhecer técnicas de neurociência cognitiva para utilizar de forma eficiente mapas mentais; a técnica de mapas mentais contribui para rápida e eficiente obtenção do conhecimento e desenvolvimento da escrita do acadêmico de direito.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A publicação de artigos na revista, não implicará em pagamento a título de direitos autorais ou qualquer outra remuneração para os autores.
Quando da submissão do manuscrito, os autores estão cientes que declaram a autorização para publicação, sem direitos autorais nos termos da Lei nº 9.610/98.