PROCESSO METILACIONAL DO DNA RELACIONADO AO CÂNCER DE MAMA
Palavras-chave:
Câncer de mama, Epigenética, Genes BRCA1 e BRCA2, Metilação do DNAResumo
Introdução: Epigenética é o ramo da ciência que estuda as modificações das funções de genes que são meioticamente e mitoticamente herdáveis sem que haja uma mudança na sequência das bases do DNA. Em vista disso, essas modificações desempenham um papel fundamental em diversos aspectos do desenvolvimento natural. Vários mecanismos fazem parte dessa maquinaria, sendo esses a metilação do DNA, as modificações das histonas e os microRNAs. Todavia, a metilação é o mecanismo que ocorre na molécula do DNA. O mesmo consiste em uma ligação de um grupo metil no carbono 5 da citosina no contexto da sequência nucleotídicaCpG. Objetivo: O estudo busca descrever os aspectos metilacionais associados ao desenvolvimento do câncer de mama. Método: Foi realizada uma revisão sistemática de literatura de caráter descritivo tendo como base trabalhos acadêmicos, livros e artigos disponíveis nos bancos de dados NCBI, SciELO, Science, Direct-Elsevier e Google Scholar. O período considerado no estudo foi de 2000 a 2018. Os artigos foram selecionados considerando a acessibilidade e excluindo-se revisões que não abordassem sobre metilação de DNA, câncer de mama e fatores epigenéticos. Resultados e Discussões: Diante dos artigos pesquisados, os eventos epigenéticos estão envolvidos diretamente com o surgimento de cânceres. Dentre esses eventos epigenéticos, a metilação do DNA é a que mais ocasiona danos ao genoma humano, causando alterações nos padrões de expressão gênica. Conclusão: Com isso, pôde-se notar uma grande relevância em entender esses mecanismos e em especial a metilação do DNA, pois possui uma grande importância para um perfeito funcionamento do corpo, como também contribui de forma significativa para o desenvolvimento de neoplasias, inclusive o câncer de mama, através do silenciamento dos genes BRCA1 e BRCA2.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A publicação de artigos na revista, não implicará em pagamento a título de direitos autorais ou qualquer outra remuneração para os autores.
Quando da submissão do manuscrito, os autores estão cientes que declaram a autorização para publicação, sem direitos autorais nos termos da Lei nº 9.610/98.