DILEMAS DA SEXUALIDADE APÓS 60+: REVISÃO INTEGRATIVA
Palavras-chave:
Sexualidade, Idoso, Terceira IdadeResumo
Introdução: Falar sobre a sexualidade ainda é um dos maiores desafios em pleno século XXI. A prática e o desejo sexual não são extintos com o envelhecimento. Porém, fatores sociais, culturais, mudanças fisiológicas do próprio envelhecimento e patologias relacionadas à velhice interferem na sexualidade do idoso. Objetivo: Revisar por meio da Literatura os dilemas da Sexualidade enfrentados pelos idosos. Métodos:Segundo a sua estrutura, trata-se de um estudo com coleta de dados realizada a partir de fontes secundárias, por meio de levantamento bibliográfico e baseado na experiência vivenciada pelas autoras por ocasião da realização de uma revisão integrativa, no período de março 2020 a maio de 2020. Foram utilizados, para busca dos artigos, os seguintes descritores e suas combinações nas línguas portuguesa e inglesa: “Sexualidade”; “Idoso”; “Terceira Idade” nas bases descritas: Scielo, Bireme, Pubmed, Cochrane Library,Clinical trials e Revistas indexadas com ênfase no tema proposto. Resultados: A amostra desta revisão foi constituída por 77 artigos científicos, dos quais foram selecionados 07 artigos por meio dos critérios de inclusão estabelecidos. Com relação aos anos dos artigos publicados, compreendem entre: 2009 e 2019. Os estudos selecionados foram classificados segundo a sua estrutura do estudo clínico e revisão de literatura. Conclusão: Os dilemas observados foram a falta de preparo e interesse dos profissionais da área de saúde, atividades sexuais foram consistentemente associadas a ser mais jovem, a visão cultural sobre o idoso pode interferir na manutenção da vida sexual, as mulheres e solteiros tendem a ter taxas mais baixas de desejo sexual. A educação em saúde propõe estratégias na construção de conceitos que visualizem a sexualidade do idoso desprendida de mitos e preconceitos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A publicação de artigos na revista, não implicará em pagamento a título de direitos autorais ou qualquer outra remuneração para os autores.
Quando da submissão do manuscrito, os autores estão cientes que declaram a autorização para publicação, sem direitos autorais nos termos da Lei nº 9.610/98.