Benefícios da prática de exercício físico em pacientes com síndrome metabólica
Palavras-chave:
síndrome metabólica, exercício físico, fisioterapia, reabilitaçãoResumo
Introdução: Síndrome Metabólica (SM) é um conjunto de doenças que, associadas, induzem ao aumento do risco de patologias cardiovasculares e de Diabetes Mellitus tipo 2 e tem como fatores associados a obesidade (particularmente central), a Hipertensão Arterial Sistêmica, o aumento da glicemia em jejum, o aumento dos triglicerídeos e aos baixos níveis de HDL colesterol e por esse motivo necessita de uma intervenção adequada. Objetivo: Citar e descrever os benefícios que a prática de exercícios físicos pode trazer para os pacientes com SM. Método: Revisão bibliográfica de estudos de todos os delineamentos (exceto revisão), na base eletrônica Pubmed somente artigos gratuitos, com as palavras-chave "metabolic syndrome" e "physical exercise", nos idiomas português, inglês e espanhol, e que atendiam aos objetivos do estudo. Resultados: A busca inicial resultou em 230 artigos, porém apenas 11 estudos corresponderam aos critérios de inclusão sendo utilizados nessa revisão e 219 não correspondiam aos critérios de inclusão. Os estudos encontrados demonstraram a atuação do fisioterapeuta através do exercício físico, na reabilitação dos fatores associados a SM, por meio de variados protocolos (aeróbico, resistido e multifuncional) que promoveram uma redução significativa da gordura abdominal, peso corporal, índice de massa corporal, circunferência abdominal, níveis de glicose sanguínea e triglicerídeos, normalização dos níveis pressóricos e níveis adequados de colesterol HDL. Conclusão: Esta revisão comprova a eficácia da intervenção da fisioterapia em cada fator associados à síndrome metabólica, através do exercício físico, diminuindo a probabilidade de inúmeras complicações cardiovasculares decorrentes da síndrome metabólica.
Publicado
Edição
Seção
Licença
A publicação de artigos na revista, não implicará em pagamento a título de direitos autorais ou qualquer outra remuneração para os autores.
Quando da submissão do manuscrito, os autores estão cientes que declaram a autorização para publicação, sem direitos autorais nos termos da Lei nº 9.610/98.