A UTILIZAÇÃO DA ÁGUA DA CHUVA: QUALIDADE DA ÁGUA DA CHUVA NO MUNICÍPIO DE RIO BRANCO PARA FINS PREDIAIS
Palavras-chave:
Águas pluviais, Potabilidade, Reutilização, Rio BrancoResumo
A água é um dos elementos naturais mais utilizados no planeta, sua utilização de forma consciente é hoje um dos assuntos mais debatidos por cientistas e estudiosos da área. Um dos métodos vastamente disseminado trata-se da reutilização da água da chuva através de seu armazenamento em cisternas para seu uso posterior dentro das edificações. Com essa proposta surge à necessidade de conhecer a potabilidade da água da chuva para então destina-la de forma correta para cada ponto de utilização, gerando assim, economia, zelo pela saúde humana além de corroborar com o meio ambiente. A forma utilizada para se fazer esta verificação foi a coleta de cinco amostras distintas de chuvas, no município de Rio Branco-AC, em locais diferentes, e a partir das amostras realizaram-se análises laboratoriais: bacteriológicos (presença ou ausência de coliformes totais e fecais) e físico-químicos (pH e Alcalinidade), seguindo os padrões existentes na Portaria Nº 518/2004 do Ministério da Saúde. Assim, com os resultados das amostras obteve-se presença de coliformes fecais e totais na maioria das amostras, e um pH médio de 6,78. Com isso, o estudo demonstrou que apesar de a capital Acreana ter fatores ambientais, industriais e populacionais favoráveis, comparados a outros centros, o resultado não é de uma água pluvial totalmente potável e apresenta limitações. Portanto, a água da chuva analisada pode ser utilizada para descarga nas bacias sanitárias e em manutenção de jardins, uma vez que seus padrões de qualidade permitem esta utilização.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A publicação de artigos na revista, não implicará em pagamento a título de direitos autorais ou qualquer outra remuneração para os autores.
Quando da submissão do manuscrito, os autores estão cientes que declaram a autorização para publicação, sem direitos autorais nos termos da Lei nº 9.610/98.