CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS DOS RÉCEM-NASCIDOS DE MÃES USUÁRIAS DE DROGAS
Palavras-chave:
Drogas ilícitas, Recém-nascido, EpidemiologiaResumo
Introduçâo: As drogas são prejudiciais à gestante e ao feto mesmo que seus efeitos não sejam totalmente conhecidos, o seu uso pode trazer vários problemas à saúde física e mental da mulher e da criança, como aborto, prematuridade, baixo peso ao nascer, e outros. Objetivo: Avaliar as características clínicas e comportamentais dos recém-nascidos de mães usuárias de drogas. Método: Estudo transversal de caráter observacional, descritivo e exploratório com abordagem quantitativa, realizada com 68 recém-nascidos, no período de fevereiro a maio de 2019. Resultados: (14,7%) nasceram cianóticos e (39,7%) com cianose nas extremidades, (41,1%) dos recém-nascidos de mães usuárias de drogas nasceram agitados, (19,1%) dos recém-nascidos foram prematuros, (19,2%) de baixo peso e (13,30%) obtiveram Escore 7 de APGAR no 1º minuto de vida e 7 no quinto minuto de vida. Conclusão: As características clínicas mais comuns apresentadas nos recém-nascidos de mães usuárias de drogas foram: cianose generalizada, cianose nas extremidades, agitação motora por abstinência, prematuridade, baixo peso ao nascer e escore de APGAR baixo no 1º e no 5º minuto de vida.
Publicado
Edição
Seção
Licença
A publicação de artigos na revista, não implicará em pagamento a título de direitos autorais ou qualquer outra remuneração para os autores.
Quando da submissão do manuscrito, os autores estão cientes que declaram a autorização para publicação, sem direitos autorais nos termos da Lei nº 9.610/98.