CÂNCER DE MAMA EM MULHERES COM IDADE INFERIOR A 40 ANOS EM RIO BRANCO-ACRE: PERCEPÇÃO E ACEITAÇÃO
Palavras-chave:
Câncer de mama, Epidemiologia, CirurgiaResumo
Introdução: O câncer de mama em mulheres com idade inferior a quarenta anos é incomum, mas não é raro, é mais agressivo, o tratamento é mais invasivo e com pior prognóstico. Objetivo: analisar a percepção das mulheres com idade inferior a quarenta anos quanto ao tratamento do câncer de mama, numa unidade de alta complexidade em oncologia no município de Rio Branco - Acre, no ano de 2017. Método: Trata-se de estudo de abordagem qualitativa, com direcionamento exploratório e descritivo, realizado com 06 mulheres: foram analisados os dados sociodemográficos, o tipo de tratamento, o estadiamento da lesão, a percepção da doença, medos, apoio de familiares e relacionamento interpessoal. Resultados: A maioria das mulheres se declararou da cor parda, solteira, com idade média de 33 anos e faixa etária de 26 a 39 anos, cujo principal tratamento foi o quimioterápico. Relataram que o câncer é uma doença silenciosa, com repercussões psicológicas e que o medo de morrer foi um dos maiores sentimentos vivenciados por elas. Que identificaram a patologia após sentir os sintomas e que o apoio da família foi muito importante para o enfrentamento da doença. O relacionamento com a equipe de saúde é distante e indiferente. Conclusão: Neste estudo foi possível verificar que as mulheres diagnosticadas com câncer de mama experimentam uma diversidade de sentimentos, dentre eles a tristeza, a angústia e, sobretudo, o medo. Os profissionais de saúde, especialmente a enfermagem, precisa reconhecer que têm um papel fundamental ao longo desse processo, não somente na cura, mas também em ações educativas que possibilitem um diagnóstico precoce, evitando mutilações.
Publicado
Edição
Seção
Licença
A publicação de artigos na revista, não implicará em pagamento a título de direitos autorais ou qualquer outra remuneração para os autores.
Quando da submissão do manuscrito, os autores estão cientes que declaram a autorização para publicação, sem direitos autorais nos termos da Lei nº 9.610/98.