SOBRECARGA DE CUIDADORES DE INDIVÍDUOS EM TRATAMENTO PSIQUIÁTRICO
Palavras-chave:
Cuidadores familiares, Serviços de saúde mental, Sobrecarga de familiaresResumo
Introdução:Atualmente, a Política Nacional de Saúde Mental estabelece as diretrizes para a atenção ao indivíduo com transtorno mental. Ela está centrada na família e no fortalecimento de uma rede extra-hospitalar de serviços, o que muitas vezes acaba tornando-se uma fonte estressora, gerando grande sobrecarga ao cuidador devido às necessidades de mudanças no cotidiano, implementação de novos hábitos e maiores responsabilidades destes com o paciente. Objetivo: identificaras evidências presentes na literatura acerca da sobrecarga de cuidadores de indivíduos em tratamento psiquiátrico. Método: Trata-se de um estudo descritivo de revisão integrativa da literatura, com busca de dados em fontes secundárias de material científico já publicado sobre a temática. Resultados: os achados destacam que as pessoas do sexo feminino são mais frequentes na atividade de cuidado ao paciente, tornando-se mais suscetíveis à sobrecarga, pois frequentemente os cuidados domiciliares recaem sobre um único indivíduo e estes tendem a dividir o processo de cuidar a outras atividades do lar. A sobrecarga atinge com mais frequência o cuidador quando este se encontra com dificuldades relacionadas à estabilidade financeira ou emocional, trazendo impactos severos em sua vida, pois os cuidadores, em sua maioria, necessitam, além do cuidado a ser prestado ao indivíduo, também trabalhar fora de domicílio para suprir as necessidades da família, o que pode aumentar ainda mais a sobrecarga, levando ao desgaste físico e psicológico dos mesmos. Conclusões: Faz-se necessário o desenvolvimento de intervenções por parte dos profissionais de saúde voltadas aos cuidadores, de forma a proporcionar medidas eficazes de alívio da sobrecarga. É essencial também a realização de mais pesquisas sobre este tema, fornecendo informações que possam direcionar o desenvolvimento de estratégias que possam contribuir para tornar o dia a dia dos cuidadores menos desgastante.
Publicado
Edição
Seção
Licença
A publicação de artigos na revista, não implicará em pagamento a título de direitos autorais ou qualquer outra remuneração para os autores.
Quando da submissão do manuscrito, os autores estão cientes que declaram a autorização para publicação, sem direitos autorais nos termos da Lei nº 9.610/98.