A SÍNDROME DE BURNOUT E OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Palavras-chave:
Síndrome de Burnout, Estresse, Profissional de SaúdeResumo
Introdução:ASíndromedeBurnoutéconsequênciadoestressecausadopelaatividadelaborativa crônica,apresenta-sequandoodesgastedotrabalhadorfazcomqueelepercaasatisfação e o sentido no trabalho. Objetivo: Explorar as produções científicas publicadas na temática, analisando a relação entre a Síndrome de Burnout e os profissionais de saúde. Método: Trata-se de um estudo descritivo de revisão integrativa da literatura, com busca de informações em fontes secundárias, publicadas em bases de dados oficiais. Resultados:A maioria dos estudos pesquisados, revelaram um aumento expressivo da Síndrome de Burnout entre os profissionais de saúde, sendo que os principais sinais do seu aparecimento entre eles são: o alto nível de estresse, exaustão emocional, despersonalização e reduzida realização profissional. Frente aos fatores de risco, destacam-se as longas jornadas de trabalho, alto grau de insatisfação, o ato de lidar com a dor e o sofrimento do outro rotineiramente, o pouco cuidado do profissional consigo mesmo, além da pressão para a tomada de decisões rápidas. No que tange às consequências da síndrome, destacam-se o baixo desempenho profissional, as relações interpessoais negativas e a diminuição da qualidade da assistência prestada. Conclusão: A síndrome é uma condição grave e por essa questão existe a necessidade de uma maior divulgação dos seus fatores de risco, de maneira que os profissionais a ela expostos, estejam cientes dos seus riscos e que encontrem maneiras de evitar tal condição.
Publicado
Edição
Seção
Licença
A publicação de artigos na revista, não implicará em pagamento a título de direitos autorais ou qualquer outra remuneração para os autores.
Quando da submissão do manuscrito, os autores estão cientes que declaram a autorização para publicação, sem direitos autorais nos termos da Lei nº 9.610/98.