ITINERÁRIOS TERAPÊUTICOS: CONHECENDO A TRAJETÓRIA DE ACESSO DO USUÁRIO PARA O TRATAMENTO ESPECIALIZADO EM ENDODONTIA NA REDE MUNICIPAL DE SAÚDE DE RIO BRANCO – ACRE.

Autores

  • Ester de Mesquita Roque UNINORTE ACRE Autor
  • Hadrien da Silva Leitão UNINORTE ACRE Autor
  • Izabele Cristina da Rocha Alves UNINORTE ACRE Autor
  • Eufrasia Santos Cadorin UNINORTE ACRE Autor
  • Italla Maria Pinheiro Bezerra EMESCAM, Vitória, ES Autor

Palavras-chave:

Itinerário Terapêutico, Tratamento Endodôntico, Serviço Especializado

Resumo

Introdução:No Brasil cada vez mais usuários da rede pública de saúde buscam as unidades de atenção primária com agravos relacionados à cavidade oral. Resoluções básicas têm efeito significativo na atenção básica, porém casos mais específicos requerem à busca por centros especializados de acordo com a necessidade clínica.  Objetivo: Identificar o Itinerário Terapêutico do usuário do Sistema Único de Saúde para o acesso ao serviço especializado em endodontia no Centro de Especialidades Odontológicas.  Método:Trata-se de umapesquisa descritiva de natureza aplicada, realizada por meio de um estudo de campo com abordagem qualitativa. A amostra foi selecionada por meio de amostragem não probabilística (intencional), com os participantes escolhidos por conveniência, sendo incluídos três usuários. Para tratamento dos dados, optou-se pela Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Resultados: O tempo de acesso ao serviço de endodontia foi de dois a dez meses de espera. O itinerário terapêutico nem sempre segue o fluxo definido na rede, o qual deve se dar a partir da atenção básica, ordenadora do cuidado. A principal fragilidade foi relacionada à demora no atendimento, e a potencialidade está relacionada à qualidade do atendimento oferecido no centro de especialidades. Conclusão:É necessária a definição de um protocolo que atenda às necessidades dos usuários, pactuados entre os profissionais da rede básica e o serviço especializado.

Downloads

Publicado

2023-07-27

Como Citar

ITINERÁRIOS TERAPÊUTICOS: CONHECENDO A TRAJETÓRIA DE ACESSO DO USUÁRIO PARA O TRATAMENTO ESPECIALIZADO EM ENDODONTIA NA REDE MUNICIPAL DE SAÚDE DE RIO BRANCO – ACRE. (2023). DêCiência Em Foco, 3(2), 47-66. https://revistas.uninorteac.edu.br/index.php/DeCienciaemFoco0/article/view/69