EDENTULISMO PARCIAL: CONSEQUÊNCIAS BIOPSICOSSOCIAIS EM ADULTOS E IDOSOS EM RIO BRANCO – ACRE EM 2019
Palavras-chave:
Edentulismo, Causas, ConsequênciasResumo
Introdução:O edentulismo é caracterizado pela perda parcial ou total dos elementos dentários nos indivíduos, influenciado o cotidiano da vida das pessoas, em seus aspectos biopsicossociais. Objetivo: Avaliar os impactos biopsicossociais causados pela perda precoce dos dentes anteriores.Método:Pesquisa de campo de natureza descritiva, com abordagem qualitativa. Foram incluídos na amostra 15 usuários das Unidades de Referência da Atenção Primária no município de Rio Branco-Acre. A coleta de dados foi realizada no período de março a abril de 2019. Para organização e análise dos dados, o estudo foi orientado pela técnica de Análise de Conteúdo de Bardin Resultados:As evidências demonstram que na percepção de adultos e idosos, a perda precoce dos elementos dentários está relacionada a doença cárie, uso de antibióticos e dificuldades de acesso aos serviços de saúde. O edentulismo afetou negativamente a autoestima, relações interpessoais, além das consequências biológicas como a dificuldade na mastigação. Conclusão: As perdas dos dentes anteriores causam vários problemas biopsicossociais, tais como problemas na mastigação, isolamento social, vergonha de sorrir e sentimento de tristeza, que poderiam ser evitados com promoção e prevenção de saúde bucal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A publicação de artigos na revista, não implicará em pagamento a título de direitos autorais ou qualquer outra remuneração para os autores.
Quando da submissão do manuscrito, os autores estão cientes que declaram a autorização para publicação, sem direitos autorais nos termos da Lei nº 9.610/98.