CASOS NOTIFICADOS DE HANSENÍASE NO ESTADO DO ACRE NO ANO DE 2017
Palavras-chave:
Hanseníase, Doença de Notificação Compulsória Mycobacterium lepraeResumo
Introdução:A hanseníase é uma doença infectocontagiosa, crônica, de evolução lenta, que apresenta sinais e sintomas dermatológicos e neurológicos, acomete principalmente a pele e os nervos periféricos e atualmente representa um sério problema de saúde pública no Brasil devido a ainda apresentar altos índices de incidência e prevalência. Objetivo: Evidenciar os casos notificados de Hanseníase no estado do Acre no ano de 2017. Método: Trata-se de um estudo transversal, exploratório, de abordagem quantitativa, com coleta de dados no Departamento de informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). Resultados: No ano de 2017 foram notificados 162 casos novos de hanseníase no Acre, destes a maioria ocorreu no município de Rio Branco com 6 (38%) dos casos, seguido por Cruzeiro do Sul, que apresentou 19(12%) notificações. Quanto à forma clínica, houve prevalência do tipo Dimorfa com 91(56%), seguida do tipo Tuberculoide com 36(22%), sendo que a forma Virchowiana representou 29(8%) das ocorrências. Entre os notificados, as faixas etárias mais prevalentes foram as entre 20-34 e 35-49 anos, que corresponderam ambas a 43(27%) dos casos. Frente à classificação diagnóstica, houve a prevalência do tipo multibacilar com 122(75%) dos casos. No que se refere à presença de lesões cutâneas, não foram evidenciadas em 104(65%) delese frente ao modo de detecção 53(40%) foramdetectados oriundos de encaminhamentos para a realização do exame. Conclusão: Os achados reforçam a necessidade da continuidade das ações voltadas para a promoção, prevenção, diagnóstico e tratamento precoce da doença, uma vez que ela continua acometendo a população, principalmente em idade economicamente ativa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A publicação de artigos na revista, não implicará em pagamento a título de direitos autorais ou qualquer outra remuneração para os autores.
Quando da submissão do manuscrito, os autores estão cientes que declaram a autorização para publicação, sem direitos autorais nos termos da Lei nº 9.610/98.