RELAÇÕES INTERPESSOAIS DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NO AMBIENTE DE TRABALHO.
Palavras-chave:
Relações Interpessoais, Interação Social, Interação InterpessoalResumo
Introdução: A relação interpessoal dos profissionais de enfermagem no ambiente de trabalho pode influenciar no seu desempenho laboral e na qualidade do cuidado prestado. Objetivo: Conhecer a percepção da equipe de enfermagem sobre as relações interpessoais e identificar como se estabelecem elas no ambiente de trabalho em duas clínicas de internação de um hospital público estadual do município de Porto Velho – Rondônia. Método: Trata-se de um estudo de caráter exploratório e descritivo, com métodos de pesquisa bibliográfica e de campo, com abordagem quali-quantitativa. Como instrumento para coleta de dados, utilizou-se um questionário contendo perguntas abertas e fechadas. Os dados coletados na parte quantitativa foram analisados de forma descritiva e expressos em tabela contendo número absoluto e porcentagem, discutidos conforme literatura científica pertinente. Para os dados qualitativos, procedeu-se à análise de conteúdo. Resultados: Participaram do estudo 33 profissionais de enfermagem, dos quais 79% técnicos de enfermagem e 21% enfermeiros. Foram referidos como fatores dificultadores principais: o descompromisso (55%) e a má vontade (24%) e, como fatores facilitadores, 31% afirmaram a paciência, e 25% a compreensão. No que diz respeito à resolução dos conflitos, a maioria dos participantes relataram a sua existência, mas que foram resolvidos por meio de diálogos entre a equipe de enfermagem, ou com a participação de um superior. Conclusões: É necessário enfocar na ação comunicativa durante o processo de trabalho da enfermagem para permitir um melhor relacionamento interpessoal, com autonomia de seus agentes e construção mútua de objetivos comuns entre a equipe.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A publicação de artigos na revista, não implicará em pagamento a título de direitos autorais ou qualquer outra remuneração para os autores.
Quando da submissão do manuscrito, os autores estão cientes que declaram a autorização para publicação, sem direitos autorais nos termos da Lei nº 9.610/98.