ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA DE POÇOS RASOS DO BAIRRO CANAÃ EM RIO BRANCO, ACRE, 2018.
Palavras-chave:
Água subterrânea, Coliformes fecais, Qualidade da águaResumo
Introdução: A água é um recurso hídrico indispensável para o ser humano. A água subterrânea é uma das fontes mais utilizadas no mundo pelo homem, e para a utilização diária, elas têm que estar apropriadas ao consumo, e isto têm que estar de acordo com os padrões de potabilidade do Ministério da Saúde (2011). Objetivo: Analisar a qualidade da água de poços rasos do bairro Canaã do município de Rio Branco, Acre, a partir da quantificação bacteriológica de coliformes fecais de modo presuntivo. Método: A pesquisa foi realizada pelo método da alça calibrada, foram coletadas nove amostras aleatórias que foram devidamente transportadas e armazenadas em temperatura adequada, para posterior realização da análise microbiológica. Realizou-se também um questionamento estruturado sobre os fatores que possivelmente podem favorecer contaminação na água. Resultados: Das amostras analisadas 88,9% apresentaram-se fora dos padrões de potabilidade indicado pelo Ministério da Saúde, portaria n° 2.914, de 12 de dezembro de 2011, que as torna impróprias para o consumo humano. Os principais fatores que podem influenciar as contaminações são: a infraestrutura dos poços e do bairro, presença de esgotos ou fossa séptica próxima da localização do poço e a falta de limpeza e tratamentos mais adequados das águas dos poços. Conclusão: As águas de poços consumidas pela população local não estão adequadas para o consumo humano, o que pode vir a causar possíveis infecções pelos microrganismos presentes nelas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A publicação de artigos na revista, não implicará em pagamento a título de direitos autorais ou qualquer outra remuneração para os autores.
Quando da submissão do manuscrito, os autores estão cientes que declaram a autorização para publicação, sem direitos autorais nos termos da Lei nº 9.610/98.