PROBLEMAS URBANOS E CONFLITOS SOCIAIS: OS CONFLITOS CAUSADOS PELOS AGENTES PROMOTORES DO ESPAÇO URBANO NA CIDADE DE RIO BRANCO (AC) E PORTO VELHO (RO)
Palavras-chave:
Arquitetura e Urbanismo, Espaço Urbano, Agentes Urbanos, ConflitosResumo
Introdução: As cidades de Rio Branco e Porto Velho tiveram suas origens a partir de aglomerações às margens dos rios Acre e Madeira, respectivamente. Os dois tipos de ocupação, tanto de Rio Branco, capital do Estado do Acre, como de Porto Velho, capital do Estado de Rondônia, geraram um processo de expansão de forma desordenada; a partir do centro gerou-se a periferia. O núcleo central concentra as funções sociais, comerciais e de serviços, e as zonas periféricas comportam o adensamento das residências populares imbuídas de conflitos sociais e espaciais. Objetivo: O presente artigo visa identificar e analisar a ação dos agentes sociais e suas relações na configuração do espaço urbano das duas cidades, de forma a explicar a maneira em que esses agentes influenciaram na configuração espacial de ambas as capitais. Método: Utilizar-se-á uma análise espacial dos problemas urbanos e dos conflitos sociais nas cidades de Rio Branco e Porto Velho, a partir da produção e reprodução do espaço urbano pelos agentes sociais, ao longo do processo de urbanização e consolidação da estrutura urbana das duas cidades, no período compreendido entre os anos de 1996 a 2016. Resultados: A expansão desordenada se deve, nesses dois casos analisados, à influência de fatores sociais, tais como: o êxodo rural na cidade de Rio Branco, devido à falta de oportunidades econômicas no interior do Estado, e em Porto Velho, devido à construção das usinas de Jirau e Santo Antônio, que demandaram um grande contingente de pessoas, provocando um crescimento populacional em busca de oportunidades de emprego e melhores condições de vida. Essa expansão gerou uma série de conflitos e problemas morfológicos urbanos causados pelos agentes produtores do espaço urbano. Considerações finais: Os conflitos causados pelos agentes promotores do espaço urbano nas cidades de Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO) ocasionaram um complexo processo de ocupação desordenada. Fatores como a própria localização da região e a vulnerabilidade geológica também influenciaram no processo. A dificuldade de ordenamento do espaço urbano, em virtude da dinâmica da sociedade e da atuação dos agentes sociais, teve como resultado a segregação social e espacial.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A publicação de artigos na revista, não implicará em pagamento a título de direitos autorais ou qualquer outra remuneração para os autores.
Quando da submissão do manuscrito, os autores estão cientes que declaram a autorização para publicação, sem direitos autorais nos termos da Lei nº 9.610/98.