OS EFEITOS CLÍNICOS DA DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL E SUA APLICABILIDADE: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Palavras-chave:
Sistema linfático, Edema, MassagemResumo
Introdução: A drenagem linfática manual (DLM) consiste em manobras específicas aplicadas sobre a pele, atuando diretamente no sistema linfático, auxiliando na remoção e reabsorção dos excessos de líquidos presentes nos espaços intersticiais. Sua indicação está entre as mais variadas, sendo elas: redução de edemas, linfedemas de causas pós-traumáticas, pós-operatórias, distúrbios circulatórios de procedência venosa ou linfática e de diversas naturezas. Objetivo: Este artigo busca verificar os efeitos clínicos da drenagem linfática manual e sua aplicabilidade em diversas situações de saúde. Método: Esta pesquisa trata-se de uma revisão de literatura, do tipo narrativa, realizada à partir de publicações encontradas em bases de dados e para sua realização usaram-se os seguintes descritores: “sistema linfático”, “edema” e “massagem” e as publicações utilizadas foram publicadas no período de 2004 a 2017. Resultados: A técnica de drenagem linfática manual constitui-se numa ferramenta importante no tratamento de sintomas e até de algumas doenças. Porém seu efeito no meio estético de forma isolada necessita ser melhor esclarecido.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A publicação de artigos na revista, não implicará em pagamento a título de direitos autorais ou qualquer outra remuneração para os autores.
Quando da submissão do manuscrito, os autores estão cientes que declaram a autorização para publicação, sem direitos autorais nos termos da Lei nº 9.610/98.