HANSENÍASE E A ADOLESCÊNCIA
Palavras-chave:
Doença de Hansen, Preconceito, EstigmaResumo
Introdução: A Hanseníase é uma doença milenar, causada pelo Mycobacterium leprae, que acomete a população em todas as faixas etárias, sendo mais comum em adultos e a ocorrência de casos em crianças é menos frequente. Apesar da adoção de medidas de controle, ainda se constitui como um grave problema de saúde pública, além de persistir como doença de estigmas e de exclusão social. Objetivo: Identificar a percepção de adolescentes em tratamento de hanseníase sobre a doença para conhecer o impacto psicossocial ocasionado por ela durante esse período. Método: Trata-se de estudo de revisão narrativa sobre hanseníase, usando as ferramentas de busca BVS, PubMed, LILACS, utilizando os descritores hanseníase, lepra, adolescência, preconceito e estigma. Resultados: Hanseníase é uma doença estigmatizante, de grande potencial incapacitante, que pode interferir na formação de vida dos adolescentes, ocasionando sentimentos de negação, medo, raiva, dor e tristeza, por estes estarem numa fase de mudanças e de adaptações. Conclusão: a carência de conhecimento sobre a doença, o tratamento e a cura, favorecem a manutenção do preconceito e estigma criado em torno da hanseníase, causando exclusão social. Uma sociedade informada contribuirá para a redução da exclusão social dos jovens portadores de hanseníase.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A publicação de artigos na revista, não implicará em pagamento a título de direitos autorais ou qualquer outra remuneração para os autores.
Quando da submissão do manuscrito, os autores estão cientes que declaram a autorização para publicação, sem direitos autorais nos termos da Lei nº 9.610/98.