TENDÊNCIA TEMPORAL DA PREVALÊNCIA DE EXCESSO DE PESO EM CRIANÇAS DE CINCO A DEZ ANOS DE IDADE ACOMPANHADAS PELO SISTEMA DE VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO ESTADO DO ACRE.
Palavras-chave:
Sobrepeso, Obesidade, Estudos de Séries Temporais, CriançaResumo
Introdução: O excesso de peso é um dos principais problemas de saúde pública e sua prevalência tem aumentado em crianças de todas as regiões brasileiras e classes sociais. Objetivo: Analisar a tendência temporal de excesso de peso em crianças de cinco a dez anos de idade no estado do Acre, de 2010 a 2017. Método: Estudo observacional ecológico de série temporal. Foram utilizados os dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN). A variável dependente foi a prevalência de excesso de peso em crianças de cinco a dez anos de idade. A análise da tendência foi realizada utilizando regressão de Poisson no software Joinpoint. Resultados: Foram analisados 189.196 dados. A prevalência de excesso de peso em crianças aumentou de 22,38%, em 2010, para 22,48%, em 2017, com média anual de 22,3%, sendo mais prevalente em meninos (24,3%), em comparação às meninas (20,6%). Conclusão: A tendência de excesso de peso em crianças é crescente em ambos os sexos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A publicação de artigos na revista, não implicará em pagamento a título de direitos autorais ou qualquer outra remuneração para os autores.
Quando da submissão do manuscrito, os autores estão cientes que declaram a autorização para publicação, sem direitos autorais nos termos da Lei nº 9.610/98.