TENDÊNCIA TEMPORAL DA PREVALÊNCIA DE EXCESSO DE PESO EM CRIANÇAS DE CINCO A DEZ ANOS DE IDADE ACOMPANHADAS PELO SISTEMA DE VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO ESTADO DO ACRE.

Autores

  • Yara de Moura Magalhães Lima Universidade Federal do Acre Autor
  • Suellen Cristina Enes Valentim da Silva uto Federal do Acre Autor
  • Alanderson Alves Ramalho Universidade Federal do Acre Autor

Palavras-chave:

Sobrepeso, Obesidade, Estudos de Séries Temporais, Criança

Resumo

Introdução: O excesso de peso é um dos principais problemas de saúde pública e sua prevalência tem aumentado em crianças de todas as regiões brasileiras e classes sociais. Objetivo: Analisar a tendência temporal de excesso de peso em crianças de cinco a dez anos de idade no estado do Acre, de 2010 a 2017. Método: Estudo observacional ecológico de série temporal. Foram utilizados os dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN). A variável dependente foi a prevalência de excesso de peso em crianças de cinco a dez anos de idade. A análise da tendência foi realizada utilizando regressão de Poisson no software Joinpoint. Resultados: Foram analisados 189.196 dados. A prevalência de excesso de peso em crianças aumentou de 22,38%, em 2010, para 22,48%, em 2017, com média anual de 22,3%, sendo mais prevalente em meninos (24,3%), em comparação às meninas (20,6%). Conclusão: A tendência de excesso de peso em crianças é crescente em ambos os sexos.

Downloads

Publicado

2023-07-26

Como Citar

TENDÊNCIA TEMPORAL DA PREVALÊNCIA DE EXCESSO DE PESO EM CRIANÇAS DE CINCO A DEZ ANOS DE IDADE ACOMPANHADAS PELO SISTEMA DE VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO ESTADO DO ACRE. (2023). DêCiência Em Foco, 2(2), 48-58. https://revistas.uninorteac.edu.br/index.php/DeCienciaemFoco0/article/view/44