SINTOMAS OSTEOMUSCULARES EM TRABALHADORES DE UM SUPERMERCADO EM RIO BRANCO-AC
Palavras-chave:
LER-DORT, Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao trabalho, Doenças Ocupacionais, Transtornos Traumáticos CumulativosResumo
Introdução: Os sintomas osteomusculares relacionados ao trabalho atingem trabalhadores de diversas áreas profissionais, principalmente os que executam tarefas automatizadas ou com grandes repetições de movimentos. Objetivo: Verificar os sintomas osteomusculares dos trabalhadores de um supermercado em Rio Branco-AC e relacionar os sintomas locais de desconforto, tipo e intensidade a atividade física, trabalho e o estilo de vida desses trabalhadores. Método: Trata-se de um estudo transversal e descritivo realizado com 83 trabalhadores de um supermercado em Rio Branco-AC, utilizando-se como instrumento o questionário Nórdico Sintomas Osteomusculares (NMQ) adaptado e com variáveis socioeconômicas, variáveis antropométricas, características ocupacionais e estilo de vida. Resultados: 86,7% dos entrevistados referiram algum sintoma osteomuscular nos últimos doze meses antecedentes à pesquisa. As partes do corpo com maiores prevalências foram: cabeça (55,4%); coluna baixa (43,4%), coluna alta (25,3 %) e pescoço (19,3%). As regiões do corpo mais citadas foram: tronco superior (66,3%); tronco inferior (43,4%); membros superiores (39,8 %) e membros inferiores (37,3%). Na região da cabeça, pescoço e coluna alta o maior desconforto citado foi dor, de intensidade leve/moderada, e de frequência rara. Já na coluna baixa, o maior desconforto foi dor, de intensidade leve ou moderada e frequente. Conclusão: A alta porcentagem de sintomas osteomusculares nesses trabalhadores sugere um olhar mais apurado voltado à análise e intervenção ergonômica a fim de se buscar uma melhora da qualidade de vida dessa população.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A publicação de artigos na revista, não implicará em pagamento a título de direitos autorais ou qualquer outra remuneração para os autores.
Quando da submissão do manuscrito, os autores estão cientes que declaram a autorização para publicação, sem direitos autorais nos termos da Lei nº 9.610/98.