HÁBITOS ALIMENTARES DE UNIVERSITÁRIOS DE UM CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM ITUIUTABA, MG
Palavras-chave:
Comportamento Alimentar, Índice de Massa Corporal, Dieta SaudávelResumo
Introdução: A alimentação é um indicador fundamental para o estado de saúde geral de todas as pessoas em qualquer faixa etária, uma vez que os hábitos alimentares podem marcar o estado de saúde atual e podem sinalizá-lo futuramente. Objetivo: Este estudo se baseia em um levantamento de informações sobre os hábitos alimentares de universitários do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Uberlândia, ao longo de dois anos, a respeito da frequência no consumo de açúcares, doces, sódio e gorduras, e de como esses estudantes avaliam suas práticas alimentares, comparando com o seu Índice de Massa Corporal. Método: A pesquisa apresenta um caráter longitudinal, sendo realizada com 33 universitários, os quais responderam a um questionário semiestruturado, autorresponsivo, composto de perguntas sobre hábitos de vida e perfil alimentar. As medidas antropométricas de peso e altura também foram aferidas. Resultados e Discussão: Os resultados revelaram que os universitários aumentaram a ingestão de açúcares em +6,0% e de +9,1% na frequência de duas e três vezes ao dia nos anos de 2016 e 2017. O aumento também ocorreu em relação aos outros itens avaliados, sejam eles nas frequências diárias ou semanais, com destaque na ingestão de doces (+ 15,2%) e de sódio (6,0%). Em concordância com os fatos apresentados, o Índice de Massa Corporal revelou aumento nas taxas de sobrepeso (+9,1%) e de obesidade (+3%) no período de 2015 a 2017. Conclusão: Dessa forma, conclui-se que os indivíduos participantes podem apresentar um risco pertinente para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, sendo o hábito da alimentação não saudável e o perfil de sobrepeso e obesidade fatores de risco importantes a serem prevenidos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A publicação de artigos na revista, não implicará em pagamento a título de direitos autorais ou qualquer outra remuneração para os autores.
Quando da submissão do manuscrito, os autores estão cientes que declaram a autorização para publicação, sem direitos autorais nos termos da Lei nº 9.610/98.