FATORES QUE LEVAM A NÃO ADESÃO AO EXAME PREVENTIVO DO CÂNCER DO COLO UTERINO EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DO ACRE EM 2014
Palavras-chave:
Neoplasias do Colo do Útero, Diagnostico, Prevenção PrimáriaResumo
Introdução: O exame preventivo do câncer do colo uterino é uma forma de detecção precoce deste tipo de câncer e consequentemente de suma importância para a diminuição da mortalidade de mulheres por essa causa. Objetivo: Identificar os fatores da não adesão ao exame preventivo do câncer do colo uterino por mulheres de uma unidade de saúde do Acre. Método. Trata-se de um estudo transversal, descritivo e exploratório, com abordagem quali-quantitativa, cuja população foram mulheres não aderentes ao exame preventivo do câncer de colo de útero. Resultados: Observou-se que a maior parte das mulheres se encontravam na faixa etária de 20 a 24 anos,12(34,3%), sendo que 5(14,3%) apresentava o ensino fundamental incompleto, enquanto 14(40%) o ensino médio completo. A maioria 18 (51,7%) declarou estar solteira, enquanto 12(34,3%) eram casadas. Os resultados apontam ainda que 21(60%) nunca havia realizado o exame preventivo. Quando questionadas sobre a periodicidade do exame, a maioria delas 16(45,7%) declarou que o exame deve ser realizado anualmente, enquanto 8(22,9%) não souberam responder. Sobre a técnica de realização do exame 19(54,3%) relataram não saber como ocorre. No que se refere a finalidade do exame 25(71,0%) alegaram ter conhecimento, sendo que, no que se refere aos motivos que as levaram a não realizar o exame, a maioria delas 12 (57,1%) relatou sentir vergonha, 6 (28,6%) medo e 5 (23,8%) disseram se sentir constrangidas. Os resultados evidenciam ainda que 21 (60,0%) delas nunca foram orientadas pela equipe de saúde quanto a importância da realização do exame preventivo. Conclusão: Conclui-se que existe por parte dos profissionais de saúde lacunas frente as ações de prevenção e promoção da saúde no que se refere a orientação a este público sobre essa temática, uma vez que esse profissional deve agir como facilitador para promover a realização do exame, incentivando sua prática, mostrando sua importância e identificando e minimizando os fatores que servem de barreira para a sua não realização.
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