A INTERVENÇÃO URBANA COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA NOS PROCESSOS DE REFLEXÃO DA SAÚDE DO TRABALHADOR: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Saúde do trabalhador, Intervenção urbana, Promoção à saúdeResumo
Introdução: As exigências do mercado de trabalho quanto à qualificação por competências têm movimentado os processos de formação dos profissionais de nível superior, o que leva as instituições de ensino superior a buscarem estratégias pedagógicas para suprir tais necessidades. Desenvolvimento: O presente artigo tem por objetivo relatar a experiência da autora com um instrumento utilizado pela arte e arquitetura/urbanismo “intervenção Urbana” que faz uso de imagens para instigar processos reflexivos tanto sociais quanto políticos. O projeto intervenção urbana: olhar reflexivo, tem sido executado desde 2016, na disciplina Fisioterapia na Saúde do Trabalhador, ministrada no 6º período do curso de Fisioterapia da Faculdade Barão do Rio Branco – UNINORTE. A cada semestre grupos eram formados e tinham como tarefa elaborar uma intervenção urbana com um subtema dentro do tema “a saúde do trabalhador”. Considerações Finais: Ao final desta experiência foi perceptível o crescimento, amadurecimento e desenvolvimento das competências contempladas na disciplina, de cada turma. O envolvimento e as contribuições para os processos de construção de um olhar diferenciado e crítico a respeito da saúde do trabalhador foram significativas e estimulantes para a cada semestre termos reedições do projeto.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A publicação de artigos na revista, não implicará em pagamento a título de direitos autorais ou qualquer outra remuneração para os autores.
Quando da submissão do manuscrito, os autores estão cientes que declaram a autorização para publicação, sem direitos autorais nos termos da Lei nº 9.610/98.