AVALIAÇÃO DOS CUIDADOS PARA PREVENÇÃO DO PÉ DIABÉTICO EM PORTADORES DE DIABETES MELLITUS DE UMA UNIDADE DE SAÚDE DO ACRE
Palavras-chave:
Diabetes Mellitus, Pé diabético, GlicemiaResumo
Introdução: Atualmente o pé diabético é considerado uma complicação grave dos portadores de Diabetes Mellitus e a maior causa de amputações de membros inferiores no Brasil e no mundo. Para evitar seu aparecimento, é necessária a adoção de medidas preventivas e ações de autocuidado por parte do portador. Objetivo: Avaliar os cuidados de prevenção do pé diabético em portadores de Diabetes Mellitus de uma Unidade de Saúde do Acre. Método: Trata-se de um estudo transversal, de dados primários, com abordagem quantitativa de natureza básica, realizados em pacientes diabéticos atendidos em uma Unidade de saúde do Acre. Resultados: A maioria dos participantes encontrava-se na faixa etária ≥ 60 anos, casados, com ensino fundamental incompleto, renda familiar de 1 a 3 salários mínimos. Eles realizam o autocuidado com os pés, porém demonstram não saber da real importância que esses cuidados têm na prevenção do pé diabético. Grande parte dos indivíduos apresentaram alterações nos pés, relacionadas a coloração, inchaço, rachaduras, sensibilidade reduzida, dor, calos e micose interdigital, sendo esses a maioria do sexo masculino. Conclusão: Conclui-se que parte da população de estudo apresentou um ou mais fatores de risco que favorecem o aparecimento de complicações relativas aos pés, dessa forma recomenda-se que sejam utilizadas estratégias mais eficazes de educação em saúde frente a esses pacientes por parte dos profissionais de saúde que os acompanham, pois um dos principais aliados na prevenção do pé diabético é a educação em saúde, que permite que o paciente desenvolva o autocuidado e dessa forma evite futuras complicações.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A publicação de artigos na revista, não implicará em pagamento a título de direitos autorais ou qualquer outra remuneração para os autores.
Quando da submissão do manuscrito, os autores estão cientes que declaram a autorização para publicação, sem direitos autorais nos termos da Lei nº 9.610/98.