VIVENCIANDO PROCESSOS EDUCACIONAIS NA SAÚDE COM O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA PERSPECTIVA DO INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA DO HOSPITAL SÍRIO LIBANÊS (IEP/HSL)

Autores

Palavras-chave:

processos educacionais, saúde, metodologias ativas

Resumo

Introdução: O presente artigo relata a vivência na formação em processos educacionais na saúde com o uso de Metodologias Ativas enquanto estratégia no processo ensino aprendizagem. Objetivos: Tem como objetivo descrever o processo formativo e promover reflexões sobre as possibilidades e limites para a utilização dessas estratégias no campo de formação na área da saúde. Método: O curso foi promovido pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, sendo desenvolvido no município de Rio Branco - Acre, no período de outubro de 2016 a fevereiro de 2017, na modalidade semipresencial, com carga horária de 180 horas. Resultados: Atualmente, a formação superior na área da saúde, vem passando por transformações significativas nos modos de ensinar e aprender, a partir de mudanças nas Diretrizes Curriculares Nacional e das mudanças comportamentais de jovens e adultos no mundo moderno, onde a tecnologia assume um importante papel na sociedade. Conclusão: No ensino atual, não cabe mais a figura do professor autoritário e detentor do exclusivo do saber que se transmite de forma verticalizada. O professor assume a postura de um facilitador no processo, onde o educando é sujeito corresponsável com a sua aprendizagem, devendo para isso mobilizar conhecimentos, habilidades e atitudes que possibilitem a ação-reflexão-ação, com estratégias que possibilitem a reflexão considerando seus conhecimentos prévios que são ressignificados cotidianamente nos espaços de formação.

Downloads

Publicado

2023-07-25

Como Citar

VIVENCIANDO PROCESSOS EDUCACIONAIS NA SAÚDE COM O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA PERSPECTIVA DO INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA DO HOSPITAL SÍRIO LIBANÊS (IEP/HSL). (2023). DêCiência Em Foco, 1(2), 128-147. https://revistas.uninorteac.edu.br/index.php/DeCienciaemFoco0/article/view/24