ESTRESSE PERCEBIDO E CONSUMO REFERIDO DE PSICOFÁRMACOS ENTRE ACADÊMICOS INGRESSANTES NO CURSO DE MEDICINA: PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS.

Autores

  • Bianca Farias Ângelo UNISUL Autor
  • Helena Mazzuco Farias UNISUL Autor
  • Lalucha Mazzucchetti Coordenadoria Regional de Educação de Criciúma Autor
  • Thais Ceresér Vilela UNISUL Autor
  • Karina Valerim Teixeira Remor UNISUL Autor

Resumo

Objetivo: Avaliar o nível de estresse percebido e o consumo de psicofármacos entre estudantes ingressantes em uma universidade no sul de Santa Catarina, além de investigar os fatores associados a esses fenômenos.

Métodos: O estudo foi descritivo, transversal e quantitativo. A amostra incluiu 93 estudantes ingressantes no curso de Medicina. Foram utilizados dois questionários: um sobre perfil sociodemográfico e consumo de psicofármacos, e outro baseado na Escala de Estresse Percebido. Os dados foram coletados através do Google Formulários, com consentimento ético e aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa.

Resultados: Dos estudantes avaliados, a maioria era do sexo feminino (65,59%), brancos (93,55%), solteiros (93,55%) e residentes em Tubarão (93,55%). O estudo revelou que 44,09% dos estudantes apresentaram alto nível de estresse percebido. Quanto ao consumo de psicofármacos, 25,81% dos estudantes eram usuários, sendo os antidepressivos a classe mais utilizada. Transtornos como ansiedade e depressão foram frequentemente diagnosticados entre os estudantes.

Conclusão: O estudo conclui que os ingressantes no curso de Medicina enfrentam altos níveis de estresse e utilizam psicofármacos em frequência significativa, refletindo a necessidade de estratégias preventivas e de suporte psicológico dentro das universidades para mitigar esses impactos negativos na saúde mental dos estudantes.

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Publicado

2025-04-25

Como Citar

ESTRESSE PERCEBIDO E CONSUMO REFERIDO DE PSICOFÁRMACOS ENTRE ACADÊMICOS INGRESSANTES NO CURSO DE MEDICINA: PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS. (2025). DêCiência Em Foco, 8(1), 119-136. https://revistas.uninorteac.edu.br/index.php/DeCienciaemFoco0/article/view/234