APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO IVCF-20 EM IDOSOS ATENDIDOS PELOS ACADÊMICOS DE MEDICINA – RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Índice de Vulnerabilidade Clínico-Funcional. Triagem. Gerontologia. GeriatriaResumo
Objetivo: Descrever a utilização do Índice de Vulnerabilidade Clínico-Funcional (IVCF-20) nos idosos atendidos na unidade básica de saúde (UBS), assim como explorar suas competências. Este instrumento avalia a saúde dos idosos entrevistados, possui alto grau de validade e confiabilidade para identificar fragilidade, é de fácil aplicação e pode ser realizado por todos os profissionais de saúde que atuam na atenção primária de saúde.
Método: Trata-se de um relato de experiência realizado por acadêmicos do curso de Medicina, com amostra de conveniência de pacientes atendidos durante atividades discentes. Foram abordadas pessoas idosas (> 60 anos), de ambos os sexos. Os acadêmicos receberam treinamento prévio com uma médica geriatra e uma médica gerontóloga.
Relato de experiência: O IVCF-20 possui 20 questões divididas em 8 seções, que geram pontuação. Quanto maior a pontuação, maior a indicação de fragilidade do idoso, e maior a indicação deste paciente para receber atendimento e acompanhamento por um especialista geriatra. Sua aplicação foi realizada diretamente pelos acadêmicos envolvidos. Os aplicadores consideram que o instrumento é de fácil manuseio e não requer formação técnica sofisticada.
Conclusão: Trata-se de uma ferramenta valiosa para todos os profissionais da saúde que possuem contato direto com o paciente idoso. Permite uma avaliação objetiva e quantificável, com baixa variabilidade entre entrevistadores. Seu resultado pode prever as necessidades do paciente e direcionar o futuro terapêutico, pois torna-se indispensável antes de realizar um encaminhamento ao serviço especializado de Geriatria, evitando que o paciente frágil não seja corretamente encaminhado, ou que o paciente robusto sobrecarregue o serviço de referência. A experiência acadêmica com a execução do presente estudo mostrou que o conhecimento sobre o índice e manuseio correto da ferramenta gera autonomia na decisão clínica baseada em evidências.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 DêCiência em Foco

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A publicação de artigos na revista, não implicará em pagamento a título de direitos autorais ou qualquer outra remuneração para os autores.
Quando da submissão do manuscrito, os autores estão cientes que declaram a autorização para publicação, sem direitos autorais nos termos da Lei nº 9.610/98.