ANÁLISE DA CONSTITUCIONALIDADE DA PEC N° 245/2016 NOS DITAMES DAS CLÁUSULAS PÉTREAS DA CF/88
Palavras-chave:
Proposta de Emenda à Constituição; sistema de governo; Plebiscito; Cláusulas PétreasResumo
A PEC n° 245/2016 - Proposta de Emenda à Constituição n° 245/2016 - cujo principal signatário é o deputado Beto Rosado, objetiva substituir o atual sistema de governo do Brasil, bem como fazer alterações significativas ao texto constitucional e ao próprio corpo da Constituição de tal forma que se torna imprescindível fazer uma análise pormenorizada da constitucionalidade da PEC supracitada. O objetivo central do estudo é abordar e analisar a constitucionalidade da PEC n° 245, sob a égide das cláusulas pétreas bem como entendimento doutrinário e jurisprudencial acerca do sistema de governo descrito na proposta e a sua forma de implementação. Propõe-se, assim, apresentar conclusões e analisar a possibilidade jurídica de alteração do sistema de governo do Brasil, a partir de uma análise jurídica e histórica. Busca-se, ainda, colaborar para a reflexão e conhecimento do texto de uma PEC pouco conhecida, mas que em breve será alvo de discussões não apenas na Câmara dos Deputados, mas também por aqueles que entendem a significativa relevância na busca pela consolidação democrática no Brasil. Sob essa ótica, conclui-se com o estudo que a PEC n° 245/2016 não contraria o texto constitucional ao apresentar como proposta principal a substituição do sistema presidencialista para o semipresidencialista ou parlamentarista, todavia, o texto apresentado pelo deputado Beto Rosado não descreve a forma pela qual seria implementado o novo sistema de governo, desta forma cabe ressalvar que a alteração será possível somente através da consulta prévia ao público de um plebiscito composto pela população brasileira, fazendo valer a supremacia da decisão popular, assim como foi no plebiscito de 1993.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 DêCiência em Foco

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A publicação de artigos na revista, não implicará em pagamento a título de direitos autorais ou qualquer outra remuneração para os autores.
Quando da submissão do manuscrito, os autores estão cientes que declaram a autorização para publicação, sem direitos autorais nos termos da Lei nº 9.610/98.