OSTEÍTE PÚBICA NO ESPORTE: UMA REVISÃO SISTEMATIZADA
Palavras-chave:
Osteíte, Púbis, Medicina EsportivaResumo
Introdução: A Osteíte púbica (OP) é definida como uma dor na região da virilha que ocorre pela sobrecarga da musculatura ou trauma de impacto, sendo observada com maior frequência nos atletas em relação aos outros acometimentos osteoarticulares, afeta de 2% a 7% dos desportistas de alto nível em diversas. Objetivos: verificar a frequência do acometimento de osteíte púbica em atletas, além do diagnóstico precoce acertado. Método: Para elaboração do presente artigo científico realizou-se uma revisão sistematizada, com estudos obtidos no período de janeiro a março de 2017, na base de dados Medline, com o buscador Pubmed Advance, os critérios de inclusão foram: estudos transversais e randomizados sem limite de data para publicação com o foco em lesões desportivas na sínfise púbica. Resultados: os achados são demonstrados através de uma tabela expressando os objetivos, método e resultados dos artigos incluídos no presente estudo. Considerações finais: É imprescindível um diagnóstico precoce e acertado, através da avaliação da sintomatologia apresentada pelo paciente, assim como a análise dos exames complementares, estes podem apresentar alterações evidentes como edema medular, irregularidades da margem óssea e reabsorção subcondral, osteófitos e esclerose subcondral, achados radiológicos importantes que devem ser considerados mesmo quando os atletas ainda não referem os sinais clínicos desta síndrome para que seu tratamento seja correto e efetivo colaborando com a potencialização desportiva do indivíduo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A publicação de artigos na revista, não implicará em pagamento a título de direitos autorais ou qualquer outra remuneração para os autores.
Quando da submissão do manuscrito, os autores estão cientes que declaram a autorização para publicação, sem direitos autorais nos termos da Lei nº 9.610/98.