EFEITOS DO USO DE DROGAS ILÍCITAS DURANTE A GRAVIDEZ
Palavras-chave:
Drogas ilícitas, Drogas de abuso, Gravidez, Anomalias Induzidas por DrogasResumo
Objetivo: analisar os efeitos do uso de drogas durante o período gestacional. Metodologia do estudo: trata-se de uma revisão sistemática da literatura cientifica de natureza básica. Para a busca dos artigos utilizou-se o site da BVS, utilizando os seguintes descritores na língua portuguesa: “drogas ilícitas e gestação, drogas e gravidez, drogas de abuso e gravidez”. Na primeira palavra-chave foram encontradas 28 publicações, na segunda 288 publicações e na terceira 40 publicações, e foi selecionado um total de 11 referências do ano de 2008 a 2016 para esta revisão. Resultados: as maiores consequências encontradas relacionadas ao uso das drogas ilícitas e licitas em mulheres no período gestacional foram: abstinência fetal, deslocamento prematura da placenta, envolvimento cognitivo e emocional materno, prematuridade, baixo peso ao nascer entre outros. Conclusão: concluímos que as grávidas faziam uso de etanol, tabaco, maconha, cocaína, metanfetamina, crack, colocando em risco o desenvolvimento do feto e de sua saúde.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A publicação de artigos na revista, não implicará em pagamento a título de direitos autorais ou qualquer outra remuneração para os autores.
Quando da submissão do manuscrito, os autores estão cientes que declaram a autorização para publicação, sem direitos autorais nos termos da Lei nº 9.610/98.