TRIBUNAL DA INTERNET E SEUS IMPACTOS JURÍDICOS
Palavras-chave:
Crimes virtuais. Tribunal da Internet. Cibercrimes. Cancelamento virtualResumo
Objetivo: O presente artigo visa analisar a incidência do “tribunal da Internet” englobando os crimes virtuais e os impactos jurídicos existentes.
Método: Como aporte teórico, o trabalho foi desenvolvido por meio de um estudo descritivo, cujos meios utilizados se baseiam em análises bibliográficas, legislativas e jurisprudenciais. Para dar uma abordagem mais pragmática o estudo de caso contribuiu ao teor do tema abordado, partindo de uma reflexão sobre a hostilidade coletiva virtual e suas vertentes criminológicas.
Resultados: A carência de leis a tratar sobre o assunto corrobora significativamente para a atuação de práticas criminosas no meio digital. O “tribunal da Internet” não encontra o devido respaldo jurídico no ordenamento brasileiro. Dessa forma, ainda há lacunas que precisam ser preenchidas.
Conclusão: Com base na dissertação, o estudo conclui a necessidade de criação de outros tipos penais, além de legislações mais abrangentes, dado a insuficiência do sistema de justiça pátrio em amparar efetivamente os crimes virtuais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 DêCiência em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A publicação de artigos na revista, não implicará em pagamento a título de direitos autorais ou qualquer outra remuneração para os autores.
Quando da submissão do manuscrito, os autores estão cientes que declaram a autorização para publicação, sem direitos autorais nos termos da Lei nº 9.610/98.