TRANSTORNO BIPOLAR: UMA AVALIAÇÃO DAS TERAPÊUTICAS EMPREGADAS
Palavras-chave:
Transtorno Bipolar – TB. Depressão. Aspectos Clínicos. TerapêuticaResumo
Objetivo: O presente estudo visa descrever as diferentes abordagens terapêuticas, farmacológicas e não farmacológicas utilizadas no tratamento do Transtorno Bipolar, encontradas na literatura.
Método: Trata-se de pesquisa que envolve uma revisão da literatura científica, que se baseia na exploração de diversas fontes bibliográficas utilizando as bases de dados Medline, Scielo, PsychoINFO, Lilacs e Cochrane Data Bank, em que foram procurados artigos originais e revisões acerca das abordagens terapêuticas utilizadas no tratamento do transtorno bipolar.
Resultados: constata-se que a terapia farmacológica de escolha para os episódios maníacos agudos é o estabilizador de humor lítio, o anticonvulsivante divalproato e antipsicóticos atípicos, como olanzapina, risperidona, quetiapina, aripiprazol, ziprasidona e paliperidona. Já como uma segunda opção de tratamento, o mais indicado seria a carbamazepina, um anticonvulsivante, e o haloperidol, um antipsicótico de primeira geração.
Conclusão: Estudos adicionais são necessários para ampliar a discussão a respeito desse espectro. O investimento em novas pesquisas pode favorecer a identificação dos marcadores biológicos para o TB com o objetivo de aprimorar as definições diagnósticas atuais e proporcionar tratamentos cada vez mais particularizados e mais eficazes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 DêCiência em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A publicação de artigos na revista, não implicará em pagamento a título de direitos autorais ou qualquer outra remuneração para os autores.
Quando da submissão do manuscrito, os autores estão cientes que declaram a autorização para publicação, sem direitos autorais nos termos da Lei nº 9.610/98.