TEORIA GARANTISTA: ANÁLISE DA TEORIA DE LUIGI FERRAJOLI E SUA INFLUÊNCIA PRÁTICA NO SISTEMA JURÍDICO PENAL BRASILEIRO

Autores

  • Lavia Ellen Buim dos Santos Centro Universitário Uninorte Autor
  • Kevin Oliveira Mendonça Centro Universitário Uninorte Autor

Resumo

Objetivo: Analisar a epistemologia garantista, destaca-se a relevância das garantias penais e processuais, bem como a necessidade de conformidade com os princípios da legalidade estrita e estrita jurisdicionalidade.

Método: O estudo revela as utopias liberais inerentes à teoria, apontando para a superação de desafios estruturais e culturais no contexto brasileiro.

Resultados: No entanto, o conflito entre a teoria e a realidade jurídica nacional, especialmente em questões como prisão preventiva e desigualdade no acesso à justiça, destaca desafios significativos.

Conclusão: Explorando as semelhanças, como a presunção de inocência, e abordando possíveis ajustes legislativos, o trabalho propõe uma análise cautelosa e estratégica para a aplicação efetiva da teoria garantista no cenário brasileiro, reconhecendo a necessidade de uma abordagem coletiva e abrangente.

Downloads

Publicado

2024-08-16

Edição

Seção

Artigos de Revisão Sistemática ou Metanálise

Como Citar

TEORIA GARANTISTA: ANÁLISE DA TEORIA DE LUIGI FERRAJOLI E SUA INFLUÊNCIA PRÁTICA NO SISTEMA JURÍDICO PENAL BRASILEIRO. (2024). DêCiência Em Foco, 7(2), 98-115. https://revistas.uninorteac.edu.br/index.php/DeCienciaemFoco0/article/view/203