FENILCETONÚRIA E NUTRIÇÃO: AS RESTRIÇÕES ALIMENTARES AOS PORTADORES DA DOENÇA
Palavras-chave:
Fenilcetonúria; Nutrição; Alimentação; FenilalaninaResumo
Objetivo: Identificar o tipo de alimentação consumida por pacientes portadores de fenilcetonúria devido à necessidade de restrição dietética imposta pela doença.
Método: Foi realizada uma revisão integrativa da literatura, utilizando artigos das bases de dados da Scientific Electronic Library Online (ScieELO), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e National Center for Biotechnology Information (PubMed) no período de 2012 a 2022. Resultados: O tratamento fundamental para a fenilcetonúria é uma dieta restrita em fenilalanina, que deve ser iniciada desde o nascimento e mantida ao longo da vida. A quantidade permitida varia conforme a idade e a gravidade da doença, geralmente sendo muito baixa. Isso implica a necessidade de evitar alimentos ricos em proteínas como carne, ovos, laticínios e leguminosas, que devem ser consumidos em quantidades muito limitadas. Os alimentos permitidos incluem frutas, vegetais, grãos e cereais com baixo teor de proteínas, além de fórmulas especiais de nutrição que fornecem todos os nutrientes necessários sem fenilalanina.
Considerações Finais: A fenilcetonúria requer uma dieta altamente restritiva ao longo da vida, o que pode ser desafiador e requer um planejamento cuidadoso para garantir o atendimento das necessidades nutricionais. É crucial que os pacientes sejam acompanhados por uma equipe especializada para desenvolver um plano de tratamento personalizado, incluindo dieta, monitoramento nutricional e, se necessário, suplementação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 DêCiência em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A publicação de artigos na revista, não implicará em pagamento a título de direitos autorais ou qualquer outra remuneração para os autores.
Quando da submissão do manuscrito, os autores estão cientes que declaram a autorização para publicação, sem direitos autorais nos termos da Lei nº 9.610/98.