FATORES ASSOCIADOS À DEPRESSÃO PÓS-PARTO EM MULHERES ADOLESCENTES

Autores

  • Felipe César Araújo do Nascimento Centro Universitário Uninorte Autor
  • Thayanny Nascimento do Carmo Centro Universitário Uninorte Autor
  • Ruth Silva Lima da Costa Centro Universitário Uninorte , Secretaria de Estado de Saúde Autor

Palavras-chave:

Saúde mental materna; adolescência; Gravidez na adolescência

Resumo

Métodos: trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada a partir de artigos disponibilizados nas bases de dados da Scientific Electronic Library Online (ScieELO), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), e National Center for Biotechnology Information (PUBMED).

Resultados: os estudos evidenciaram que os principais fatores relacionados à depressão pós-parto em mulheres adolescentes são a idade materna, a baixa escolaridade, os distúrbios de peso/forma, renda familiar, qualquer tipo de violência, o baixo suporte, a assertividade na tomada de decisões, além de complicações obstétricas, o parto prematuro e a interação disfuncional com a criança.

Considerações Finais: os fatores relacionados à depressão pós-parto em adolescentes não diferem daqueles encontrados em mulheres adultas. Portanto, é crucial que os profissionais de saúde estejam capacitados para identificar os fatores de risco da depressão pós-parto em adolescentes. Através do acolhimento e da escuta ativa, é possível reduzir a ocorrência de sintomas depressivos, prevenindo complicações mais graves tanto para a adolescente puérpera quanto para o recém-nascido.

Downloads

Publicado

2024-08-16

Edição

Seção

Artigos de Revisão Sistemática ou Metanálise

Como Citar

FATORES ASSOCIADOS À DEPRESSÃO PÓS-PARTO EM MULHERES ADOLESCENTES. (2024). DêCiência Em Foco, 7(2), 75-86. https://revistas.uninorteac.edu.br/index.php/DeCienciaemFoco0/article/view/201