FATORES ASSOCIADOS À DEPRESSÃO PÓS-PARTO EM MULHERES ADOLESCENTES
Palavras-chave:
Saúde mental materna; adolescência; Gravidez na adolescênciaResumo
Métodos: trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada a partir de artigos disponibilizados nas bases de dados da Scientific Electronic Library Online (ScieELO), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), e National Center for Biotechnology Information (PUBMED).
Resultados: os estudos evidenciaram que os principais fatores relacionados à depressão pós-parto em mulheres adolescentes são a idade materna, a baixa escolaridade, os distúrbios de peso/forma, renda familiar, qualquer tipo de violência, o baixo suporte, a assertividade na tomada de decisões, além de complicações obstétricas, o parto prematuro e a interação disfuncional com a criança.
Considerações Finais: os fatores relacionados à depressão pós-parto em adolescentes não diferem daqueles encontrados em mulheres adultas. Portanto, é crucial que os profissionais de saúde estejam capacitados para identificar os fatores de risco da depressão pós-parto em adolescentes. Através do acolhimento e da escuta ativa, é possível reduzir a ocorrência de sintomas depressivos, prevenindo complicações mais graves tanto para a adolescente puérpera quanto para o recém-nascido.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 DêCiência em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A publicação de artigos na revista, não implicará em pagamento a título de direitos autorais ou qualquer outra remuneração para os autores.
Quando da submissão do manuscrito, os autores estão cientes que declaram a autorização para publicação, sem direitos autorais nos termos da Lei nº 9.610/98.