ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NA ESTIMULAÇÃO PRECOCE EM CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL
Palavras-chave:
Paralisia Cerebral, Fisioterapia, Desenvolvimento da CriançaResumo
Introdução: O presente artigo expõe uma revisão da literatura sobre o tema da atuação da fisioterapia na estimulação precoce em criança paralisia cerebral. Objetivo: Relatar a interferência da paralisia cerebral (PC) no desenvolvimento motor típico da criança e descrever a importância da atuação da fisioterapia precocemente nessas crianças, usando método específico da área fisioterapêutica como Cuevas Medek Exercises, Pediasuit ou Therasuite e conceito neuroevolutivo Bobath, baseados na neuroplasticidade. Método: Foi realizado um levantamento bibliográfico por meio de bancos de dados eletrônicos, além de pesquisas em livros e revistas científicas. Resultados: Nos estudos abordados, evidenciou-se que realmente tais técnicas contribuem para o aprendizado motor, devendo ser realizadas nos primeiros anos de vida, no auge da neuroplasticidade para atingir resultados mais significativos, obtendo, assim, um efeito mais próximo possível do desenvolvimento típico. Considerações Finais: Esse estudo permitiu compreender que a Fisioterapia na estimulação precoce tem grande importância no desenvolvimento motor das crianças com PC. Dessa forma, este trabalho torna-se de grande importância e impacto para a sociedade, instigando a produção de novas pesquisas, incluindo a de campo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A publicação de artigos na revista, não implicará em pagamento a título de direitos autorais ou qualquer outra remuneração para os autores.
Quando da submissão do manuscrito, os autores estão cientes que declaram a autorização para publicação, sem direitos autorais nos termos da Lei nº 9.610/98.