A PSICOPATIA NO SISTEMA PENAL BRASILEIRO: UMA ANÁLISE DAS SANÇÕES PENAIS APLICADAS E A FALHA DA LEI 10. 792/03 PARA PROGRESSÃO DE REGIME PRISIONAL PARA O PSICOPATA

Autores

  • Nicoly de Farias Bezerra Centro Universitário Uninorte Autor
  • Kevin Oliveira Mendonça Centro Universitário Uninorte Autor
  • Samara Pinheiro dos Santos Centro Universitário Uninorte Autor

Palavras-chave:

Manipuladores. Responsabilidade. Sistema prisional. O DSM- V.

Resumo

Objetivo: Descrever os tratamentos específicos destinados aos criminosos psicopatas.

Método: Através do embasamento do contexto, produziu-se uma análise acerca da implementação da não obrigatoriedade do exame criminológico ocasionando, assim, uma grande falha na progressão de regime.

Resultado: O surgimento da busca por diferenciar o psicopata no sistema prisional trouxe à pauta para mudança do tratamento e a necessidade de implementação de profissionais capacitados para cada caso.

Conclusão: A busca por melhoria incentiva os profissionais da área jurídica e da saúde a buscarem sempre soluções consensuais para o enquadramento, como também tratamento necessário do psicopata no sistema brasileiro.

Downloads

Publicado

2024-08-16

Edição

Seção

Artigos de Revisão Sistemática ou Metanálise

Como Citar

A PSICOPATIA NO SISTEMA PENAL BRASILEIRO: UMA ANÁLISE DAS SANÇÕES PENAIS APLICADAS E A FALHA DA LEI 10. 792/03 PARA PROGRESSÃO DE REGIME PRISIONAL PARA O PSICOPATA. (2024). DêCiência Em Foco, 7(2), 40-56. https://revistas.uninorteac.edu.br/index.php/DeCienciaemFoco0/article/view/199