LIMITES E POSSIBILIDADES PARA A ATUAÇÃO INTEGRADA DO CIRURGIÃO DENTISTA NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Palavras-chave:
Cirurgião dentista, Estratégia de Saúde da Família, Sistema Único de Saúde, Atenção primária a saúde, Saúde BucalResumo
Objetivo: Apresentar os limites e possibilidades do cirurgião dentista na Estratégia para a atuação integrada.
Método: Estudo de revisão integrativa, com método dedutivo, natureza básica e abordagem qualitativa. Bases de dados utilizadas: Scielo, biblioteca virtual da saúde (BVS) e portal do Ministério da Saúde. Após a leitura e organização de todos os nove artigos foi realizada a organização em dois quadros, onde inicialmente será apresentado um quadro com a relação dos títulos, autores, ano e periódico e na sequência o quadro 2 apresenta o método de estudo por artigo.
Resultados: As principais limitações do cirurgião dentista para atuar na equipe de saúde da família estão relacionadas às condições e organização do trabalho, incluindo problemas com a gestão, falta de insumos e estrutura e ausência de treinamento para atuar na atenção primária. Entre as possiblidades para atuação do cirurgião dentista na estratégia de saúde da família, está a longitudinalidade do cuidado, atuação multidisciplinar em campo, uso de tecnologias de “comunicação”, vínculo profissional usuário, afinidade do profissional com o trabalho.
Conclusão: O estudo demonstra na percepção dos profissionais de saúde, as limitações superam as facilidades, porém reconhecem que a saúde bucal na estratégia de saúde da família ressignifica as práticas de cuidado na saúde.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 DêCiência em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A publicação de artigos na revista, não implicará em pagamento a título de direitos autorais ou qualquer outra remuneração para os autores.
Quando da submissão do manuscrito, os autores estão cientes que declaram a autorização para publicação, sem direitos autorais nos termos da Lei nº 9.610/98.