LIMITES E POSSIBILIDADES PARA A ATUAÇÃO INTEGRADA DO CIRURGIÃO DENTISTA NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

Autores

  • Klicia da Silva Lima UNINORTE. AC, Brasil Autor
  • Thais Estefany Ferreira Barbary UNINORTE. AC, Brasil Autor
  • José Estevam Silva e Silva UNINORTE. AC, Brasil Autor
  • Eufrasia Santos Cadorin UNINORTE. AC, Brasil Autor

Palavras-chave:

Cirurgião dentista, Estratégia de Saúde da Família, Sistema Único de Saúde, Atenção primária a saúde, Saúde Bucal

Resumo

Objetivo: Apresentar os limites e possibilidades do cirurgião dentista na Estratégia para a atuação integrada.

Método: Estudo de revisão integrativa, com método dedutivo, natureza básica e abordagem qualitativa. Bases de dados utilizadas: Scielo, biblioteca virtual da saúde (BVS) e portal do Ministério da Saúde. Após a leitura e organização de todos os nove artigos foi realizada a organização em dois quadros, onde inicialmente será apresentado um quadro com a relação dos títulos, autores, ano e periódico e na sequência o quadro 2 apresenta o método de estudo por artigo.

Resultados: As principais limitações do cirurgião dentista para atuar na equipe de saúde da família estão relacionadas às condições e organização do trabalho, incluindo problemas com a gestão, falta de insumos e estrutura e ausência de treinamento para atuar na atenção primária. Entre as possiblidades para atuação do cirurgião dentista na estratégia de saúde da família, está a longitudinalidade do cuidado, atuação multidisciplinar em campo, uso de tecnologias de “comunicação”, vínculo profissional usuário, afinidade do profissional com o trabalho.

Conclusão: O estudo demonstra na percepção dos profissionais de saúde, as limitações superam as facilidades, porém reconhecem que a saúde bucal na estratégia de saúde da família ressignifica as práticas de cuidado na saúde.

Publicado

2023-11-14

Como Citar

LIMITES E POSSIBILIDADES PARA A ATUAÇÃO INTEGRADA DO CIRURGIÃO DENTISTA NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA. (2023). DêCiência Em Foco, 7(1). https://revistas.uninorteac.edu.br/index.php/DeCienciaemFoco0/article/view/165