ABORTO NO DIREITO COMPARADO: ANÁLISE DA LEGISLAÇÃO ACERCA DO ABORTO NO BRASIL E NOS ESTADOS UNIDOS
Palavras-chave:
Aborto, Crime, Brasil, Legislação, Estados UnidosResumo
Objetivo: apresentar os aspectos mais significantes da legislação sobre o aborto no Brasil e nos Estados Unidos.
Método: Trata de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa e quantitativa, realizado a partir de uma revisão bibliográfica, levantamento e análise de dados acerca do aborto.
Resultados: O aborto é objeto de controvérsia mundial e a legislação a respeito deste varia significativamente entre os países. No Brasil, o aborto é considerado crime, exceto em casos específicos como risco de morte para a mãe, estupro ou anencefalia fetal; nos Estados Unidos, a criminalização do aborto varia de acordo com cada Estado, sendo que em alguns casos pode ser permitido durante qualquer momento da gestação, e em outros apenas em hipóteses específicas.
Conclusão: Com base em dados, fatos teóricos e nas leis do Direito Civil, Direito Constitucional e no Direito Penal, foi possível discorrer acerca da importância do tema, analisando os fatores históricos a fim de compreender o direito das mulheres e do nascituro frente a dois países diferentes.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 DêCiência em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A publicação de artigos na revista, não implicará em pagamento a título de direitos autorais ou qualquer outra remuneração para os autores.
Quando da submissão do manuscrito, os autores estão cientes que declaram a autorização para publicação, sem direitos autorais nos termos da Lei nº 9.610/98.