AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS ENTRE 0 A 05 ANOS NO ESTADO DO ACRE ATRAVÉS DO SISVAN WEB NO ANO DE 2015.
Palavras-chave:
Risco, Obesidade Infantil, SobrepesoResumo
Introdução: A obesidade infantil é um sério problema de saúde pública e resulta de uma falha do sistema de autorregulação do corpo na modulação de influências ambientais em relação às propensões genéticas individuais que ocasionam sérios problemas de saúde pública dentre elas, estão as doenças cardiovasculares que hoje configuram-se como as principais causas de morbimortalidade em todo o mundo. Objetivo: Avaliar o estado nutricional de crianças entre 0 a 05 anos no estado do Acre através do SISVAN Web no ano de 2015. Método: Trata-se de um estudo transversal, desenvolvido a partir de banco de dados secundários do Sistema de Vigilância alimentar e nutricional do Ministério da Saúde (SISVAN Web). A amostra constituiu-se de crianças entre zero a cinco anos, residentes no estado do Acre, cadastradas no SISVAN no ano de 2015. Resultados: O total de crianças cadastradas foi de 10.314 das quais 5.522 (18,4%) foram avaliadas como risco de sobrepeso, 2.511 (8,4%) com sobrepeso, e 2.177 (7,2%) classificadas com obesidade. A prevalência de crianças com risco de sobrepeso, sobrepeso e obesidade foi maior no sexo masculino, atingindo um percentual de 2.971 (53%) com risco de sobrepeso, 1.300 (52%) com sobrepeso e 1.203 (55%) no quadro de obesidade, respectivamente. Na avaliação por raça a maior prevalência foi de crianças indígenas com um total de 1.129 sendo que destas, 679(29,23%) apresentaram risco de sobrepeso, 284 (12,23%) estavam sobrepeso e 166 crianças (7,15%) encontravam-se obesas. Considerações Finais: O risco de sobrepeso, o sobrepeso e a obesidade encontram-se acentuados entre crianças de 0 a 05 anos no estado do Acre cadastradas no SISVAN Web, sendo este mais evidente no sexo masculino, apresentando também um valor significativo em crianças indígenas e em crianças residentes em municípios de difícil acesso.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A publicação de artigos na revista, não implicará em pagamento a título de direitos autorais ou qualquer outra remuneração para os autores.
Quando da submissão do manuscrito, os autores estão cientes que declaram a autorização para publicação, sem direitos autorais nos termos da Lei nº 9.610/98.