A INCIDÊNCIA DA DEPRESSÃO E A IDENTIFICAÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA DO SOFRIMENTO MENTAL EM IDOSOS

Autores

  • Elissandra da Silva Lima Linhares UNIRON. RO, Brasil Autor
  • Eliete Pimenta da Costa UNIRON. RO, Brasil Autor
  • Silvana Capiche UNIRON. RO, Brasil Autor

Palavras-chave:

Atenção básica, Depressão, Equipe, Idoso

Resumo

Objetivo: Analisar a percepção da equipe de saúde da família sobre o seu papel na abordagem ao usuário idoso relacionado à depressão na atenção primária em saúde em um município de Rondônia.

Métodos: Realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva de caráter exploratório, a partir da técnica de entrevista com roteiro semiestruturado aplicado a equipe da estratégia de saúde da família (enfermeiro, técnico de enfermagem, médico, dentista, Auxiliar de dentista e agente comunitário de saúde) em duas Unidades Básicas de Saúde de um município de Rondônia.

Resultados: Participaram do estudo 15 profissionais da equipe de saúde da família, com predomínio da faixa etária de 44 a 49 anos, sendo a maioria do sexo feminino, com tempo de atuação entre 6 a 11 anos. A partir das falas dos entrevistados, emergiu três grupos temáticos, intitulados: “A equipe de saúde da família na Identificação dos sinais e sintomas de depressão do idoso e na prevenção da depressão no idoso”; “A ESF e seu papel no cuidado do idoso com depressão” e “A importância das ESF no acompanhamento familiar de idosos com depressão”.

Conclusão: Há a necessidade de intervenções para melhoria do atendimento a pacientes idosos com depressão, que vão desde a capacitação dos profissionais sobre a temática “saúde mental na Atenção Básica”, para que os mesmos possam desempenhar suas respectivas funções de forma que consigam identificar precocemente e a prevenir a depressão.

Publicado

2023-11-14

Como Citar

A INCIDÊNCIA DA DEPRESSÃO E A IDENTIFICAÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA DO SOFRIMENTO MENTAL EM IDOSOS. (2023). DêCiência Em Foco, 7(1), 5-22. https://revistas.uninorteac.edu.br/index.php/DeCienciaemFoco0/article/view/159