O MÉDICO E A DIETA: UM ESTUDO SOBRE A CAPACIDADE JURÍDICA E TÉCNICA DO MÉDICO PARA A PRESCRIÇÃO DIETÉTICA
Palavras-chave:
Dieta, Médico, Nutricionista, Capacidade legal, Capacidade técnicaResumo
Objetivo: O presente artigo tem como objetivo analisar a capacidade legal e técnica do médico prescrever uma dieta.
Material e método: foi realizada uma revisão bibliográfica integrativa e análise documental de normativas acerca do tema.
Resultados e discussão: Os artigos encontrados corroboram a hipótese inicial de que o médico não possui capacidade técnica suficiente para prescrever uma dieta, vez que a formação oferecida nos cursos de graduação se mostrou precária no tocante à nutrição. Na matéria legal, as normativas e leis encontradas estabelecem como competência privativa do profissional nutricionista a elaboração de estudos dietéticos.
Conclusão: Infere-se que o médico, ao prescrever uma dieta, não o faz de maneira adequada, vez que não possui o conhecimento teórico para tal, e esbulha o nutricionista de sua competência.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 DêCiência em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A publicação de artigos na revista, não implicará em pagamento a título de direitos autorais ou qualquer outra remuneração para os autores.
Quando da submissão do manuscrito, os autores estão cientes que declaram a autorização para publicação, sem direitos autorais nos termos da Lei nº 9.610/98.