ENFERMAGEM E A RELAÇÃO COM AS MÃES DE NEONATOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL

Autores

  • Elanne Mikelly Oliveira Lima UNINORTE ACRE Autor
  • Nathallia Gabriela Linhares Oliveira UNINORTE ACRE Autor
  • Quesia Almeida Lima UNINORTE ACRE Autor
  • Ruth Silva Lima da Costa UNINORTE ACRE Autor

Palavras-chave:

Cuidados de enfermagem, Enfermagem neonatal, Mães, Relações interpessoais

Resumo

Objetivo. Evidenciar a relação da enfermagem com as mães de neonatos internados em unidade de terapia intensiva neonatal.

Método: Trata-se de revisão integrativa da literatura do período de 2016 a 2021, realizada nas bases de dados do Scientific Electronic Library Online (SciELO) Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS).

Resultados: Foram evidenciados também que se o bebê está bem de saúde, quanto mais contato com a mãe melhor para ele, o toque humano é uma ferramenta valiosa para estimular esse vínculo, se exercido pela equipe assistencial, cabe à equipe estabelecer uma boa comunicação com a família do bebê desde a sua chegada na unidade, o momento em que a mãe está na UTIN dá-lhe mais segurança para cuidar do RN.

Considerações Finais: Diante de todas as informações levantadas neste estudo, vale ressaltar a importância do cuidado humanizado e familiar. A UTIN é um ambiente estressante que requer cuidados contínuos dos profissionais, principalmente da equipe de enfermagem, é importante a equipe sempre se comunicar com a mãe, deixar aberto um espaço para que ela se sinta segura.

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

ENFERMAGEM E A RELAÇÃO COM AS MÃES DE NEONATOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL. (2023). DêCiência Em Foco, 6(1), 28-38. https://revistas.uninorteac.edu.br/index.php/DeCienciaemFoco0/article/view/143