ENFERMAGEM E A RELAÇÃO COM AS MÃES DE NEONATOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL
Palavras-chave:
Cuidados de enfermagem, Enfermagem neonatal, Mães, Relações interpessoaisResumo
Objetivo. Evidenciar a relação da enfermagem com as mães de neonatos internados em unidade de terapia intensiva neonatal.
Método: Trata-se de revisão integrativa da literatura do período de 2016 a 2021, realizada nas bases de dados do Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS).
Resultados: Foram evidenciados também que se o bebê está bem de saúde, quanto mais contato com a mãe melhor para ele, o toque humano é uma ferramenta valiosa para estimular esse vínculo, se exercido pela equipe assistencial, cabe à equipe estabelecer uma boa comunicação com a família do bebê desde a sua chegada na unidade, o momento em que a mãe está na UTIN dá-lhe mais segurança para cuidar do RN.
Considerações Finais: Diante de todas as informações levantadas neste estudo, vale ressaltar a importância do cuidado humanizado e familiar. A UTIN é um ambiente estressante que requer cuidados contínuos dos profissionais, principalmente da equipe de enfermagem, é importante a equipe sempre se comunicar com a mãe, deixar aberto um espaço para que ela se sinta segura.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 DêCiência em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A publicação de artigos na revista, não implicará em pagamento a título de direitos autorais ou qualquer outra remuneração para os autores.
Quando da submissão do manuscrito, os autores estão cientes que declaram a autorização para publicação, sem direitos autorais nos termos da Lei nº 9.610/98.