SENTIMENTOS E EXPECTATIVAS DE MÃES DE CRIANÇAS DIAGNOSTICADAS COM CÂNCER: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA
Palavras-chave:
Crianças, Expectativas, Mães, Neoplasias, SentimentosResumo
Objetivo: Evidenciar os sentimentos e expectativas de mães de crianças diagnosticadas com câncer.
Material e Método: Trata-se de revisão integrativa da literatura do período compreendido entre 2016 a 2021, realizada nas bases de dados do Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS).
Resultados: Os achados evidenciaram que o medo, o sofrimento, a dor pela possibilidade de perda, são sentimentos constantes na vida das mães de crianças com diagnóstico de câncer. Entretanto se, por um lado, elas evidenciam tantos sentimentos negativos, por outro, se apresentam solidarias com a dor daqueles que compartilham da mesma situação que elas, tendo na fé, na luta contra o preconceito e no apoio familiar o alento para continuar sua caminhada.
Considerações Finais: os estudos evidenciaram a importância do acolhimento as mães de crianças com câncer, e da necessidade de um olhar de compaixão e compreensão, de que este é um momento que todos precisam de apoio e que a mãe sente, juntamente com o filho a dor, o medo, a angustia e a esperança da cura.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 DêCiência em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A publicação de artigos na revista, não implicará em pagamento a título de direitos autorais ou qualquer outra remuneração para os autores.
Quando da submissão do manuscrito, os autores estão cientes que declaram a autorização para publicação, sem direitos autorais nos termos da Lei nº 9.610/98.