A ATENÇÃO À SAÚDE FORNECIDA À VÍTIMA DE SUICÍDIO: UM OLHAR DA SAÚDE COLETIVA

Autores

  • Mylena Xavier dos Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE Autor
  • Gilmara Guedes da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE Autor
  • Rozilaine Redi Lago UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE Autor
  • Greiciane da Silva Rocha UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE Autor
  • Andreia Cristina Vilas Boas Fundação Hospital Estadual do Acre, Acre Autor

Palavras-chave:

Suicídio, Atenção à Saúde, Sistema Único de Saúde, Pesquisa Qualitativa

Resumo

Objetivo: Analisar a atenção a saúde fornecida a uma vítima de suicídio, a partir de um estudo de caso real, envolvendo o respectivo atendimento que antecedeu o suicídio no âmbito de um serviço hospitalar de urgência e emergência de referência nessa área.

Material e método: Trata-se de uma pesquisa observacional, de abordagem qualitativa, realizada a partir de um estudo de caso único. Foram analisados registros de atendimento expressos em boletins de entrada (no período de 25/07/2007 à 29/11/2012), os quais foram representados por meio de quadros.

Resultados: No HOSPUB consta um total de 25 entradas do paciente deste estudo, registradas em cerca de cinco anos consecutivos, iniciando em 25/07/2007 e finalizando em 29/11/2012.  Os motivos das entradas do paciente foram identificados de formas diversas. O tempo somatório de permanência registrado nas 25 entradas foi de 103 horas e 02 minutos, com duração média de 4 horas por atendimento. Nesse período, um grupo de vinte e três diferentes profissionais médicos atenderam o caso, e apenas dois do total de médicos prestaram mais de um atendimento ao usuário. Na maior parte do atendimento (99,95 %), a liberação/alta do usuário foi realizada por decisão médica.

Discussão: Apesar do incremento no número de atendimentos registrados para o caso estudado entre 2010 e 2012, os resultados apontam um perfil de atendimento ao caso desarticulado intra e extra institucional que pode ter contribuído para a ocorrência do evento fatal.

Conclusão: A necessidade de melhor preparo institucional e dos respectivos profissionais de saúde no serviço de referência é reforçada pelo elevado número de atendimentos do caso em estudo por tentativa de suicídio antes do evento fatal na unidade de saúde. Além dessa dimensão, destaca-se a necessidade de melhor articulação com a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e a rede de atenção básica na abordagem preventiva de pessoas em vulnerabilidade para o suicídio.

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

A ATENÇÃO À SAÚDE FORNECIDA À VÍTIMA DE SUICÍDIO: UM OLHAR DA SAÚDE COLETIVA. (2023). DêCiência Em Foco, 6(1), 5-27. https://revistas.uninorteac.edu.br/index.php/DeCienciaemFoco0/article/view/140