PRINCIPAIS PROBLEMAS ENCONTRADOS DURANTE A GRAVIDEZ DE ADOLESCENTES E MULHERES ADULTAS
Palavras-chave:
Gravidez na adolescência, Complicações na gravidez, GravidezResumo
Introdução: A gravidez é um período da vida da mulher, que se inicia através da concepção e sua duração leva cerca de 40 semanas. Durante este tempo, ocorrem alterações nas funções fisiológicas do organismo materno, tanto físicas quanto de ordem psicoemocional. Objetivo: Evidenciar os principais problemas encontrados durante a gravidez de adolescentes e mulheres adultas. Método: Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura, realizado nas bases de dados da Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e National Library of Medicine (PUBMED) e Base de Dados em Enfermagem, no período compreendido entre 2018 e 2021. Resultados: Evidenciou-se que as intercorrências gestacionais mais frequentes durante a gravidez são: pré-eclâmpsia grave, amniorrexe prematura, oligohidrâmnio que ocorrem tanto em mulheres adultas quanto em adolescentes, no entanto as mães adolescentes apresentam mais fatores de riscos associados a baixa escolaridade, maior ocorrência de partos prematuros e escolhas de via de parto, pois consideram cesariana mais segura. Conclusão: As evidências indicam que não existem diferenças significativas entre de problemas que podem ocorrer durante a gravidez de adolescentes e mulheres adultas, no entanto, as adolescentes apresentam mais fatores de riscos para complicações, nesse sentido torna - se fundamental o reconhecimento dos fatores associados à gravidez na adolescência e o acompanhamento dessas mães com o intuito de evitar futuras complicações para o binômio mãe e filho.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 DêCiência em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A publicação de artigos na revista, não implicará em pagamento a título de direitos autorais ou qualquer outra remuneração para os autores.
Quando da submissão do manuscrito, os autores estão cientes que declaram a autorização para publicação, sem direitos autorais nos termos da Lei nº 9.610/98.