PRESBIACUSIA E O IMPACTO NA QUALIDADE DE VIDA EM IDOSOS
Palavras-chave:
Presbiacusia, Qualidade de vidaResumo
Introdução: A presbiacusia é a perda auditiva associada ao envelhecimento, que se dá pela degradação da funcionalidade das estruturas auditivas. Objetivo: Apresentar o que a literatura esclarece sobre a qualidade de vida do idoso que tem presbiacusia. Método: Estudo de revisão sistemática da literatura, tendo como base de dados a biblioteca SCIELO. Resultados e Discussão: As dez pesquisas abordadas apontaram para a importante influência da presbiacusia na qualidade de vida do indivíduo idoso, sendo que algumas concordaram sobre o AASI ser a solução para a melhoria da qualidade de vida; outra já observou alguns fatores que acompanham o indivíduo presbiacúsico, que não seriam solucionados apenas com o uso do aparelho de amplificação sonora. Conclusão: A perda auditiva é um aspecto muito significante no que diz respeito à qualidade de vida, razão por que, é de grande relevância a identificação precoce desta patologia pra que os meios de intervenção sejam eficientes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 DêCiência em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A publicação de artigos na revista, não implicará em pagamento a título de direitos autorais ou qualquer outra remuneração para os autores.
Quando da submissão do manuscrito, os autores estão cientes que declaram a autorização para publicação, sem direitos autorais nos termos da Lei nº 9.610/98.