FATORES ASSOCIADOS A SÍNDROME DO ESGOTAMENTO PROFISSIONAL ENTRE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM
Palavras-chave:
Exaustão, Enfermagem, Esgotamento profissionalResumo
O ambiente de trabalho na enfermagem apresenta estressores importantes que influenciam a qualidade de vida dos profissionais. Nesta perspectiva a Síndrome de Burnout, ou Síndrome do Esgotamento Profissional, surge como uma das principais consequências do estresse ocupacional. Objetivo: Evidenciar fatores associados a Síndrome do Esgotamento Profissional entre profissionais de enfermagem. Método: Trata-se de uma revisão bibliográfica sistematizada da literatura por meio de um levantamento de estudos publicadas no período compreendido entre 2010 e 2021. Resultados: Dentre os principais fatores associados a Síndrome, destacaram-se o ato de lidar com pacientes graves, a baixa remuneração, a exaustão e sintomas depressivos, o excesso de trabalho associado a longas jornadas, o estresse, a baixa realização pessoal, a despersonalização e a falta de apoio social. Conclusão: Os resultados obtidos fornecem elementos para uma melhor compreensão de fatores individuais e laborais associados à síndrome e apontam para a necessidade de um olhar especial voltado à saúde mental dos profissionais de enfermagem, a fim de prevenir o desencadeamento da doença e consequentemente o risco de complicações entre essa categoria profissional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 DêCiência em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A publicação de artigos na revista, não implicará em pagamento a título de direitos autorais ou qualquer outra remuneração para os autores.
Quando da submissão do manuscrito, os autores estão cientes que declaram a autorização para publicação, sem direitos autorais nos termos da Lei nº 9.610/98.